23.8 C
Canoas
04 de novembro de 2025

Ciclone extratropical deverá atingir o RS: ventos fortes, chuva intensa e alerta de temporais no fim da semana

Um novo ciclone extratropical está se formando e promete mudar completamente o tempo no Rio Grande do Sul. Veja o que diz a previsão.

O Rio Grande do Sul deve enfrentar novamente condições severas de tempo no fim desta semana. De acordo com a Climatempo Meteorologia, a formação de um ciclone extratropical está prevista para a sexta-feira (7) e pode trazer chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do estado.

A chuva deve começar ainda na madrugada de quinta (6) para sexta, atingindo primeiro o Oeste e a Região das Missões, avançando gradualmente para as demais áreas ao longo do dia. O fenômeno promete causar instabilidade e preocupação, principalmente em cidades que já registraram danos com temporais recentes.

Após os eventos extremos registrados na segunda (3), com estragos na metade Norte do estado, o tempo deve ter uma trégua parcial nesta terça (4), quando as instabilidades perdem força. Ainda assim, há previsão de chuva moderada a forte na Região Metropolitana de Porto Alegre, nos Vales, Serra e Litoral Norte, devido ao transporte de umidade vindo do oceano.

Na quarta-feira (5), o sol deve predominar na maior parte do estado, com períodos de nebulosidade. Somente áreas mais próximas ao litoral, como o Sul, Costa Doce e Serra, podem ter chuvas isoladas.

Ciclone extratropical deverá atingir o RS: ventos fortes, chuva intensa e alerta de temporais no fim da semana: atenção

Já na quinta-feira (6), o dia será de tempo firme, mas a situação muda rapidamente à noite. A intensificação de uma área de baixa pressão no Paraguai deve gerar nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva na faixa oeste do Rio Grande do Sul. Essa mudança marca o início da formação do ciclone extratropical, previsto para atuar com força total entre a madrugada e o amanhecer de sexta-feira.

LEIA MAIS:

Meteorologistas alertam que o fenômeno pode trazer rajadas de vento intensas e grandes volumes de chuva, exigindo atenção da população e das defesas civis locais.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS