Os moradores de Canoas estão em alerta nos últimos dias por conta das previsões que indicam a formação de um novo ciclone no Rio Grande do Sul. A boa notícia é que, segundo dados atualizados do Windy, o fenômeno deve atingir com mais força outras regiões do Estado (especialmente o Norte gaúcho), enquanto Canoas deve sentir apenas os efeitos mais leves, com chuva e vento moderado.
Ciclone se forma no Norte do Estado, não mais em cima de Canoas
Conforme os dados meteorológicos, o ciclone começa a se formar totalmente por volta das 22h de sexta-feira (7), sobre cidades do Norte do Rio Grande do Sul, como Marau, Serafina Corrêa, Nova Prata e Passo Fundo. As áreas mais afetadas devem ser Lagoa Vermelha e Coxilha Grande, que podem registrar ventos mais fortes e maiores transtornos.

Na madrugada de sábado (8), o fenômeno começa a perder força, seguindo seu caminho em direção a Santa Catarina e ao Oceano Atlântico. Segundo o Windy, a partir das 9h de sábado o ciclone já deixa o continente, diminuindo gradualmente sua intensidade.

Canoas deve ter chuva e ventos moderados
Em Canoas, o tempo deve mudar já na manhã de sexta-feira (7), com o início da chuva. O pico da instabilidade está previsto para a tarde, quando os acumulados podem chegar a 60 mm entre sexta e sábado.
LEIA MAIS:
- Gás do Povo: governo lança programa que promete botijão de graça para milhões de famílias
- CadÚnico: com nova atualização, Governo Federal bloqueia acúmulo de R$ 3 mil em benefícios
- Tradicional fabricante de erva-mate do RS tem falência decretada após 80 anos de história
As rajadas de vento devem ficar em torno dos 30 km/h, com os picos previstos para sexta de manhã e sábado de manhã. Apesar do vento e da chuva, grandes danos não são esperados até o momento.
Frio retorna após a passagem do ciclone
O fim de semana também marca a queda nas temperaturas.
- Sexta (7): mínima de 15°C e máxima de 16°C.
- Sábado (8): mínima de 15°C e máxima de 19°C.
- Domingo (9): mínima de 12°C e máxima de 22°C.
Com isso, o tempo começa a se firmar completamente no fim da tarde de sábado, dando lugar ao frio e ao retorno do sol no domingo.
Alerta: clima pode mudar
Mesmo com as previsões indicando um cenário tranquilo para Canoas, os meteorologistas alertam que o clima pode mudar rapidamente. Fenômenos como o ciclone podem alterar sua rota em poucas horas, por isso é importante acompanhar os alertas da Defesa Civil municipal e do Governo do Estado.
A Agência GBC continuará acompanhando as atualizações sobre o ciclone em Canoas e informará qualquer mudança significativa nas próximas horas.
