25 C
Canoas
05 de novembro de 2025

“Lua do Castor 2025”: superlua mais brilhante do ano aparece no céu com chuva de meteoros

A Lua do Castor 2025 promete um espetáculo raro no céu de novembro. Fique atento e saiba quando olhar para o alto.

A Lua do Castor promete ser um dos fenômenos astronômicos mais impressionantes de 2025. O evento poderá ser observado no dia 5 de novembro, a partir das 10h19 (horário de Brasília), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O fenômeno ocorre quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, ponto em que o satélite natural está mais próximo da Terra. Isso faz com que ela pareça maior e mais brilhante, ganhando o título de superlua.

Neste ano, a Lua do Castor vem acompanhada de outro espetáculo: a chuva de meteoros Táuridas do Sul, que atinge seu pico entre os dias 4 e 5 de novembro. No entanto, por causa do forte brilho da Lua Cheia, será difícil ver todos os meteoros, já que muitos deles são discretos.

“Lua do Castor 2025”: superlua mais brilhante do ano aparece no céu com chuva de meteoros: onde será possível observar?

De acordo com o site especializado Star Walk, o fenômeno poderá ser observado em todo o Brasil, especialmente em locais com pouca poluição luminosa. A Lua permanecerá visível por três noites consecutivas, de 5 a 7 de novembro.

Para quem quiser aproveitar o melhor momento, a NASA recomenda observar o céu logo após o pôr do Sol, quando a Lua surge no horizonte e parece ainda maior. Locais abertos, como praias, parques ou campos, são ideais para a observação.

O nome “Lua do Castor” vem dos povos nativos da América do Norte, que identificavam este período como o momento em que os castores se preparavam para o inverno, construindo suas tocas e represas. Por isso, novembro simbolizava trabalho, planejamento e preparação para o frio que se aproximava.

LEIA MAIS:

Além de “Lua do Castor”, esse evento também é conhecido em algumas tradições como Lua de Gelo, Lua da Geada ou Lua do Luto, nomes que refletem a chegada do inverno no Hemisfério Norte.

Durante o mesmo período, a chuva de meteoros Táuridas do Sul também ilumina o céu, resultado dos fragmentos deixados pelo cometa Encke. Alguns desses fragmentos são grandes o suficiente para criar bolas de fogo visíveis a olho nu.

Neste novembro, o céu será palco de uma combinação rara: superlua e chuva de meteoros. Prepare o telescópio, encontre um bom ponto de observação e não perca a chance de testemunhar a Lua do Castor 2025, a superlua mais brilhante do ano.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS