O Rio Grande do Sul volta a ficar em alerta com a formação de um ciclone entre a sexta-feira (7) e o sábado (8). Em Canoas, os dados meteorológicos mais recentes do Windy mostram que o fenômeno deverá ser um pouco mais intenso do que o previsto inicialmente. A principal preocupação agora deixou de ser a chuva e passou a ser a força dos ventos, que podem causar transtornos para a população.
Ciclone em Canoas: rajadas de vento fortes na noite de sexta e madrugada de sábado
De acordo com a última atualização do Windy, o pico das rajadas de vento em Canoas deve acontecer na noite de sexta-feira, por volta das 21h, com velocidades de 74 km/h. Nas horas seguintes, o vento deve perder força momentaneamente, mas volta a soprar com intensidade na madrugada de sábado (8), quando os ventos podem atingir os 90 km/h.

Essa combinação de fortes rajadas e solo encharcado aumenta o risco de quedas de galhos, danos em estruturas mais frágeis e interrupções de energia elétrica em alguns pontos da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Acumulados de chuva e risco de alagamentos durante passagem de ciclone em Canoas
Apesar de a chuva não ser o principal motivo de alerta neste momento, os acumulados em Canoas devem ficar próximos de 60 milímetros entre sexta e sábado. Isso pode provocar alagamentos pontuais, especialmente em regiões que já têm histórico de acúmulos de água, como áreas próximas ao Centro e bairros mais baixos.

Ventos ainda mais fortes em cidades vizinhas
Os ventos mais intensos devem ocorrer no sábado pela manhã. Segundo o Windy, Viamão pode registrar rajadas de até 99 km/h, Guaíba deve alcançar 97 km/h, e em regiões como Passo da Areia, as rajadas podem atingir 102 km/h. Já em Itapuã, os ventos podem chegar a impressionantes 110 km/h, e em Barra do Ribeiro, 103 km/h.

População deve ficar atenta aos alertas oficiais
Meteorologistas reforçam que previsões climáticas podem mudar rapidamente, e por isso é essencial que a população acompanhe os comunicados da Prefeitura de Canoas, da Defesa Civil municipal e estadual, e do Governo do Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS:
- Defesa Civil divulga cidades gaúchas com risco de inundação durante tempestade
- Tempestade intensa deverá atingir o Estado entre sexta e sábado, diz governo do RS
Em caso de emergência, a Defesa Civil de Canoas pode ser acionada pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

