O ciclone extratropical que se forma sobre o Rio Grande do Sul (RS) já começa a provocar efeitos significativos nesta sexta-feira (7). A instabilidade deve se intensificar ao longo das próximas horas, com previsão de chuvas extremas que podem ultrapassar 200 milímetros, segundo a MetSul Meteorologia.
Os meteorologistas alertam que os acumulados de chuva previstos entre esta sexta e o sábado (8) podem superar a média histórica de todo o mês de novembro em algumas localidades. O risco é especialmente alto entre o litoral norte gaúcho e o sul de Santa Catarina, onde deve ocorrer um episódio de chuva orográfica, causada pela influência do relevo.
Ciclone no RS: MetSul diz que chuva de até 200 mm pode isolar comunidades e causar deslizamentos: Regiões mais afetadas no RS
De acordo com a MetSul, o litoral norte do Rio Grande do Sul deve registrar os maiores volumes, com destaque para municípios como Morrinhos do Sul, Maquiné, Caraá, Terra de Areia, Três Forquilhas e Dom Pedro Alcântara. Nesses locais, há possibilidade de acumulados entre 150 e 200 mm, com pontos isolados podendo superar essa marca.
Essa condição eleva o risco de alagamentos, transbordamentos de arroios e rios menores, e até mesmo o isolamento de comunidades inteiras. Moradores de Maquiné, por exemplo, enfrentaram situação semelhante há pouco mais de uma semana, quando 183 mm foram registrados em poucas horas.
Risco de deslizamentos
Outro alerta importante é o risco de deslizamentos de terra. A região da Serra do Mar e do Litoral Norte já vem enfrentando solo encharcado desde o fim de outubro, quando ocorreu outro episódio de chuva orográfica intensa. Com o novo volume previsto, o solo pode ceder em áreas de encosta e morros.
A meteorologista Estael Dias, da MetSul, explica o fenômeno:
“A chuva orográfica é a precipitação induzida pelo relevo. A umidade que vem do oceano, trazida pelo vento, ao encontrar a barreira da Serra do Mar, ascende e, com a queda da temperatura nas camadas mais altas, se condensa e causa chuva intensa”, detalha.
Três alertas vermelhos no RS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas vermelhos (de grande perigo) e um alerta laranja (de perigo) para o Rio Grande do Sul. Veja o que cada um indica:
- Alerta laranja – tempestade: válido até as 10h de sábado (8) para todo o Estado.
- Alerta vermelho – acumulado de chuva: até as 9h de sábado, abrangendo o noroeste, centro, região metropolitana, sudeste, nordeste e Serra, com risco de volumes acima de 100 mm.
- Alerta vermelho – ventos costeiros: válido até o meio-dia de sábado para o litoral gaúcho, com rajadas intensas e ressaca no mar.
Santa Catarina também em atenção
No sul de Santa Catarina, especialmente entre Morro Alto e Torres, o mesmo sistema deve trazer chuvas acima de 150 mm. Assim como no RS, há risco de alagamentos, deslizamentos e interdições de vias.
LEIA MAIS SOBRE O CICLONE NO RS:
- “Mantenham-se em segurança e evitem deslocamentos desnecessários”, diz Leite sobre tempestade
- Governo do RS diz SIM para possibilidade de tornados durante passagem temporal
- Temporal impede voo da Azul
- VÍDEO: veja quando vai se formar o fenômeno no RS
A Defesa Civil estadual segue em monitoramento contínuo, e moradores de áreas de risco devem ficar atentos às orientações e evitar deslocamentos desnecessários.

