16.2 C
Canoas
07 de novembro de 2025

Governo do RS diz SIM para possibilidade de tornados durante passagem de ciclone

Defesa Civil alerta para risco de tornados, granizo e ventos acima de 100 km/h em regiões do RS devido à formação de um ciclone extratropical.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta sobre a formação de um ciclone extratropical que deve provocar tempestades severas e até tornados em diferentes regiões do Estado. Segundo o Centro de Monitoramento, há risco elevado para rajadas de vento acima dos 100 km/h, chuva intensa e queda de granizo de grande porte.

Regiões com maior risco de tornados em decorrência de ciclone no RS

As áreas mais afetadas devem ser o Noroeste, Norte e Nordeste do RS, onde o mapa da Defesa Civil indica nível máximo de severidade. Nessas regiões, o potencial para tornados é considerado alto devido à combinação de instabilidade atmosférica, ventos intensos e formação rápida de nuvens de tempestade.

Durante esta sexta-feira (7), o avanço do sistema ciclônico deve trazer chuvas volumosas, com acumulados entre 60 e 100 milímetros por dia, podendo chegar aos 150 milímetros na região Central. Em apenas algumas horas, os volumes podem gerar alagamentos, enxurradas e elevação de pequenos rios e arroios.

Ventos intensos e granizo no Estado

O ciclone no RS também deve provocar rajadas de vento entre 50 km/h e 85 km/h na maioria das regiões, mas ultrapassando os 100 km/h no Litoral Norte, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre. A queda de granizo de grande porte é outro risco apontado pela Defesa Civil.

Situação deve melhorar no domingo

No sábado (8), o sistema ainda influencia o tempo, com chuva moderada a forte no litoral e na Grande Porto Alegre. No entanto, no domingo (9), uma área de alta pressão atmosférica deve se estabelecer, trazendo tempo firme e sol entre nuvens em boa parte do Rio Grande do Sul.

Risco de cheias e inundações durante passagem de ciclone no RS

Com os altos volumes de chuva previstos, há condição de Atenção e Alerta para diversas cidades do Estado. O monitoramento hidrológico aponta risco de inundações nas bacias do rio Caí, especialmente em São Sebastião do Caí e Montenegro, além de possibilidade de alagamentos urbanos em locais de maior intensidade de chuva.

LEIA MAIS:

A Defesa Civil reforça que a população deve evitar áreas de risco, não se abrigar sob árvores e buscar informações oficiais durante a passagem do ciclone.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS