Uma adolescente de 14 anos está entre as vítimas do tornado que atingiu o Paraná na tarde da última sexta-feira (7), deixando cinco mortos e dezenas de feridos. O fenômeno causou grande destruição em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada pelo desastre natural.
Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro mortes ocorreram no município duas mulheres, de 47 e 14 anos, e dois homens, de 49 e 57 anos. A quinta vítima é um idoso de 60 anos, morador de Guarapuava, que também foi atingida pelos ventos intensos.
Em Laranjeiras do Sul, hospitais locais seguem com a demanda elevada de atendimentos. Em uma das unidades, 35 pessoas permanecem internadas em estado estável, e uma segue na UTI. Outro hospital contabiliza 99 pacientes em atendimento clínico, 15 internados e cinco em cirurgia. Há ainda cinco feridos que aguardam transferência para unidades de saúde em Cascavel e Guarapuava.
O governador Ratinho Junior e representantes do governo estadual, incluindo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, e o coordenador da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, estiveram na cidade neste sábado (8) para acompanhar os trabalhos de resgate e assistência às famílias atingidas.
Equipes do Corpo de Bombeiros seguem em operação nos locais mais destruídos, realizando buscas, salvamentos e levantamentos de danos em parceria com as autoridades municipais. Foram identificadas diversas residências destruídas, postes caídos e áreas completamente devastadas.
A Polícia Militar do Paraná reforçou o policiamento e instalou um posto de comando emergencial em um posto de combustíveis, que conta com heliponto improvisado em um campo de futebol para apoiar o transporte aéreo de feridos e suprimentos.
Cerca de 25 bombeiros militares atuam diretamente nas buscas, enquanto outros 39 estão a caminho de Rio Bonito do Iguaçu. A operação também conta com voluntários, servidores municipais, profissionais de saúde e equipes de segurança, todos empenhados em reconstruir a cidade e prestar apoio às vítimas.
