O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul neste sábado (8) deixou cerca de 200 mil consumidores sem energia elétrica, principalmente nas regiões Metropolitana, Carbonífera e Litoral Norte, conforme informações da CEEE Equatorial.
De acordo com o diretor-presidente da concessionária, Riberto Barbanera, a previsão é de que a maior parte dos clientes tenha o fornecimento restabelecido até a madrugada de domingo (9). Entre as ocorrências mais graves estão árvores caídas, fios rompidos e postes quebrados, apenas na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, em Porto Alegre, oito postes de concreto desabaram com a força dos ventos.
Cerca de 200 mil moradores seguem sem luz após ciclone no RS. A Corsan Aegea relatou instabilidade no abastecimento em Canoas
Uma mulher foi morta a facadas pelo ex-companheiro em supermercado de São Paulo. O crime aconteceu no bairro Vila Fiúza, em Assis (SP).
A vítima foi identificada como Lucimara Alves Bueno, de 43 anos. Ela estava saindo do supermercado que trabalhava quando foi abordada pelo suspeito, que a esfaqueou nas costas.
Ela chegou a ser socorrida por moradores que passavam pelo local, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
Mulher é morta pelo ex-companheiro em supermercado. Lucimar deixa quatro filhos, sendo dois deles de seu relacionamento com o autor do crime
LEIA MAIS:
- Reforma Casa Brasil: Novo programa do governo começa hoje e libera crédito para reformas
- Saiba quando começa pagamento do Bolsa Família em novembro
- Governo divulga nomes das seis pessoas mortas após passagem de tornado
“Em janeiro de 2024, nós tivemos um temporal forte em Porto Alegre. Naquela oportunidade, nós restabelecemos 40% dos clientes nas primeiras 24 horas. Depois disso, em outubro, nós tivemos um evento muito parecido e nós restabelecemos 90% nas primeiras 24h. É dessa experiência que trago essa previsão que trabalhamos para resolver a grande parte até as 4h, 5h do domingo” disse
A RGE, que também atende parte do estado, informou que lida com casos pontuais, sem grandes impactos até o momento.
💧 Problemas também no fornecimento de água
O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) alertou que 63 localidades de Porto Alegre podem enfrentar falta de água devido à interrupção no fornecimento de energia nas estações de bombeamento. A expectativa é de normalização gradual nas unidades São João e Belém Novo ainda neste sábado.
A Corsan Aegea relatou instabilidade no abastecimento em Canoas, Eldorado do Sul e Guaíba. Em Canoas, as estações dos bairros Rio Branco e Niterói já tiveram a energia restabelecida, mas o abastecimento de água deve ser normalizado ao longo do dia.
Já em Guaíba e Eldorado do Sul, as estações de captação da Rua João Pessoa e da Rua Pedras Brancas seguem inoperantes, sem previsão de retorno.
⚠️ A CEEE Equatorial orienta que a população não se aproxime de cabos rompidos e registre ocorrências pelos seguintes canais:
WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
Site: www.equatorialenergia.com.br
Central: 0800 721 2333
Aplicativo: Equatorial Energia (Android e iOS)
