26.6 C
Canoas
10 de novembro de 2025

Canoas envia equipe da Defesa Civil ao Paraná para ajudar na reconstrução de cidade após tornado

Cinco agentes de Canoas partem em missão solidária para apoiar cidade paranaense devastada por tornado

A Prefeitura de Canoas mobilizou, nesta segunda-feira (10), uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática para prestar auxílio emergencial à cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, devastada por um tornado na última sexta-feira (7). O fenômeno destruiu cerca de 90% dos imóveis do município paranaense, deixando centenas de famílias desabrigadas e serviços essenciais comprometidos.

Cinco agentes da Defesa Civil canoense partiram por volta das 11h em dois veículos oficiais, levando equipamentos e ferramentas para atuar na limpeza de ruas, remoção de destroços, corte de árvores e reconstrução de estruturas básicas. A missão humanitária foi articulada com o governo do Paraná e a prefeitura local, e deve se estender até sábado, dia 15.

LEIA TAMBÉM:

Defesa Civil de Canoas: solidariedade entre cidades que conhecem o impacto dos desastres

O prefeito de Canoas, Airton Souza, destacou o espírito solidário da ação: “Canoas sofreu muito com a enchente e foi muito bem acolhida por todo o Brasil. Agora é nossa vez de ajudar.” O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou: “Ninguém mais do que o canoense sabe o quanto é importante a solidariedade.”

O secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, explicou que a equipe enviada é técnica e preparada para atuar em situações de calamidade. “Chegou a nossa hora de retribuir toda a ajuda que o povo paranaense deu à nossa cidade no ano passado. Eles não mediram esforços para ajudar Canoas, e agora estamos prontos para fazer o mesmo.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS