A Prefeitura de Canoas mobilizou, nesta segunda-feira (10), uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática para prestar auxílio emergencial à cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, devastada por um tornado na última sexta-feira (7). O fenômeno destruiu cerca de 90% dos imóveis do município paranaense, deixando centenas de famílias desabrigadas e serviços essenciais comprometidos.
Cinco agentes da Defesa Civil canoense partiram por volta das 11h em dois veículos oficiais, levando equipamentos e ferramentas para atuar na limpeza de ruas, remoção de destroços, corte de árvores e reconstrução de estruturas básicas. A missão humanitária foi articulada com o governo do Paraná e a prefeitura local, e deve se estender até sábado, dia 15.
LEIA TAMBÉM:
- FAB abre vagas em Canoas com remuneração de até R$ 4,1 mil
- Canoas intensifica poda e supressão de árvores para prevenir danos em temporais
- Escola Sesi de Canoas tem bolsas de até 100% no Ensino Médio; Saiba como se inscrever
Defesa Civil de Canoas: solidariedade entre cidades que conhecem o impacto dos desastres
O prefeito de Canoas, Airton Souza, destacou o espírito solidário da ação: “Canoas sofreu muito com a enchente e foi muito bem acolhida por todo o Brasil. Agora é nossa vez de ajudar.” O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou: “Ninguém mais do que o canoense sabe o quanto é importante a solidariedade.”
O secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, explicou que a equipe enviada é técnica e preparada para atuar em situações de calamidade. “Chegou a nossa hora de retribuir toda a ajuda que o povo paranaense deu à nossa cidade no ano passado. Eles não mediram esforços para ajudar Canoas, e agora estamos prontos para fazer o mesmo.

