Muita gente ainda nem terminou o ensino médio e já está de olho em um dinheiro a mais no fim do ano. Isso porque um detalhe importante pode garantir um bônus inesperado para quem vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025.
O benefício está ligado ao programa Pé-de-Meia, uma iniciativa do governo federal voltada para incentivar a permanência dos jovens na escola. O programa já oferece pagamentos durante o ensino médio, mas agora uma novidade pode surpreender quem está prestes a concluir os estudos.
LEIA TAMBÉM:
- Cerca de 200 mil moradores seguem sem luz após ciclone no RS
- Saiba quando começa pagamento do Bolsa Família em novembro
- Governo divulga nomes das seis pessoas mortas após passagem de tornado
Os estudantes que terminarem o ensino médio em 2025 e fizerem os dois dias de prova do Enem poderão receber R$ 200 extras. O valor será depositado automaticamente na mesma conta usada para o pagamento das demais parcelas do Pé-de-Meia, depois da confirmação da conclusão da etapa escolar.
O primeiro dia de provas do Enem aconteceu no último domingo (9), com questões de linguagens, ciências humanas e a redação, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O segundo e último dia será no próximo domingo (16), com as provas de ciências da natureza e matemática, aplicadas em todo o país.
Objetivo do incentivo para quem fazer o Enem
O Ministério da Educação (MEC), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reforça que o incentivo tem o objetivo de motivar os estudantes a concluir o ensino médio e participar do Enem, que é a principal porta de entrada para universidades e programas como o Sisu e o Prouni.
Com isso, além de garantir a chance de entrar no ensino superior, quem fizer o Enem pode sair de prova com um bônus no bolso, um estímulo a mais para não faltar em nenhum dos dois dias de exame.

