26 C
Canoas
13 de novembro de 2025

Rua Independência, em São Leopoldo, tem novas regras de estacionamento

As novas regras de estacionamento da rua Independência, em São Leopoldo, já estão em vigor

O motorista que trafega pela Independência, em São Leopoldo, precisa ficar atento: a rua tem novas regras de estacionamento.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, David Santos, uma série de reclamações de comerciantes, levou com a que a pasta pensassem em mudanças na via.

LEIA TAMBEM:

“Essa ação tem como objetivo principal atender às reclamações dos comerciantes do local, que apontavam a redução de vagas e o aumento da velocidade dos carros após a revitalização da via”, afirma Santos.

O secretário aponta que o pedido dos comerciantes para evitar congestionamentos, resultou em um aumento na velocidade dos veículos.

“Agora com as duas pistas, avaliamos desde maio, após a finalização da parte viária. Houve um aumento de velocidade dos carros, mesmo com toda a sinalização de velocidade máxima. E, o objetivo do projeto é priorizar o pedestre, calçadas mais largas, bancos, sem meios-fios para circular com segurança”, explica.

Rua Independência, em São Leopoldo, tem novas regras de estacionamento: o que mudou?

Uma das reclamações mais frequentes dos lojistas era a redução no número de vagas de estacionamento. Uma análise técnica apontou que, avanços das esquinas, retiraram cerca de 8 vagas por quadra da rua Independência.

Por isso, em busca de solucionar o problema, a SMMU começou a liberar, entre a Avenida Dom João Becker e Rua Brasil, o estacionamento no lado esquerdo da via. Cerca de 30% das vagas é destinado para uso exclusivo de Pessoas com Deficiência, idosos, viaturas, além de embarque e desembarque nos locais sinalizados.

O lado direito permanecerá livre para o estacionamento de todos os demais, ampliando o número de vagas.

“A proposta é para aumentar o número de vagas e forçar a redução da velocidade dos veículos. Será só um terço da quadra liberado para esses usos específicos, com embarque e desembarque permitido apenas do lado esquerdo”, finaliza David.

As alterações estão valendo desde o dia 4 de novembro. Por fim, a SMMU ressalta que as alterações serão implantadas de forma gradativa na via.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS