O motorista que trafega pela Independência, em São Leopoldo, precisa ficar atento: a rua tem novas regras de estacionamento.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, David Santos, uma série de reclamações de comerciantes, levou com a que a pasta pensassem em mudanças na via.
LEIA TAMBEM:
- Governo do RS anuncia grande reforma de R$ 5 milhões em escola de Canoas: veja o que vai mudar
- Deputados do RS aprovam auxílio mensal para famílias atingidas pela enchente
- Reforma Casa Brasil: quem está com o nome sujo pode participar do novo programa do governo?
“Essa ação tem como objetivo principal atender às reclamações dos comerciantes do local, que apontavam a redução de vagas e o aumento da velocidade dos carros após a revitalização da via”, afirma Santos.
O secretário aponta que o pedido dos comerciantes para evitar congestionamentos, resultou em um aumento na velocidade dos veículos.
“Agora com as duas pistas, avaliamos desde maio, após a finalização da parte viária. Houve um aumento de velocidade dos carros, mesmo com toda a sinalização de velocidade máxima. E, o objetivo do projeto é priorizar o pedestre, calçadas mais largas, bancos, sem meios-fios para circular com segurança”, explica.
Rua Independência, em São Leopoldo, tem novas regras de estacionamento: o que mudou?
Uma das reclamações mais frequentes dos lojistas era a redução no número de vagas de estacionamento. Uma análise técnica apontou que, avanços das esquinas, retiraram cerca de 8 vagas por quadra da rua Independência.
Por isso, em busca de solucionar o problema, a SMMU começou a liberar, entre a Avenida Dom João Becker e Rua Brasil, o estacionamento no lado esquerdo da via. Cerca de 30% das vagas é destinado para uso exclusivo de Pessoas com Deficiência, idosos, viaturas, além de embarque e desembarque nos locais sinalizados.
O lado direito permanecerá livre para o estacionamento de todos os demais, ampliando o número de vagas.
“A proposta é para aumentar o número de vagas e forçar a redução da velocidade dos veículos. Será só um terço da quadra liberado para esses usos específicos, com embarque e desembarque permitido apenas do lado esquerdo”, finaliza David.
As alterações estão valendo desde o dia 4 de novembro. Por fim, a SMMU ressalta que as alterações serão implantadas de forma gradativa na via.

