A formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai deve alterar o clima no Brasil e no Rio Grande do Sul (RS) neste fim de semana, provocando chuva e queda de temperatura em diferentes regiões.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o sistema não terá impacto direto no país e será menos intenso do que o ciclone que gerou tornados no Sul na semana passada.
Mesmo assim, o fenômeno será responsável por impulsionar uma frente fria que alcança a região Sul entre domingo (16) e segunda-feira (17). Depois disso, a frente fria avança para o Centro-Oeste e o Sudeste ao longo da semana, aumentando a chance de temporais e instabilidades.
Previsão aponta rota de ciclone no fim de semana no RS, segundo MetSul: Onde deve chover
LEIA TAMBÉM:
- PF faz operação surpresa e mira ex-nora de Lula em investigação sobre desvio de recursos públicos
- Caixa Tem libera até R$ 1.600 em novembro: confira se o seu CPF tem direito
- Fiscalização encontra carnes vencidas desde 2022 em supermercado
A chuva pode atingir áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, segundo as previsões.
Mapas analisados pela MetSul e produzidos pela Universidade da Flórida mostram que o ciclone deverá avançar pelo Centro da Argentina, passando pela província de Buenos Aires em direção ao Uruguai, com intensificação prevista na região do Rio da Prata.
Mesmo sem entrar no território brasileiro, o ciclone terá influência suficiente para alterar o padrão climático e trazer instabilidade para grande parte do país nos próximos dias.

