O Brasil entra neste fim de semana sob um cenário climático que acende um alerta preocupante para milhões de pessoas. Especialistas avisam que uma combinação rara envolvendo três ciclones extratropicais deve provocar instabilidades severas em vários estados. Para quem vive no Sul e Sudeste, o aviso é claro: os próximos dias exigem atenção redobrada.
Apesar de muitos acreditarem que a situação será semelhante a outras frentes frias tradicionais, meteorologistas destacam que desta vez o comportamento do sistema será mais agressivo. A formação e interação entre os três ciclones extratropicais poderá potencializar temporais, ventos fortes e chuva volumosa.
LEIA TAMBÉM:
- Dono de supermercado é preso em fiscalização que apreendeu 500kg de alimentos
- Projeto propõe restrições à criação e circulação de pitbulls no RS
- Polícia Civil descobre R$ 400 mil secando em varal durante operação contra……lavagem de dinheiro
Três ciclones extratropicais vão atingir o Brasil nos próximos dias? Veja estados em perigo
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a partir desta sexta-feira, o primeiro e mais intenso dos sistemas começa a se organizar sobre o Rio Grande do Sul, aprofundando-se entre sábado e domingo. A rápida migração para o oceano, entre o litoral norte gaúcho e sul catarinense, vai gerar uma frente fria extremamente ativa, capaz de criar tempestades severas e rajadas intensas em diversas regiões do país.
Rio Grande do Sul
O estado será o mais atingido. A sexta-feira concentra o período mais crítico, com risco elevado de temporais, vendavais e granizo. Acumulados podem ultrapassar 100 mm em cidades do interior, e rajadas de vento podem chegar a 110 km/h, especialmente no litoral e na Região Metropolitana.
Santa Catarina
O avanço da instabilidade deve provocar tempestades fortes no Oeste e Meio-Oeste. No Sul catarinense, volumes elevados de chuva são esperados. Ventos podem superar 100 km/h em áreas litorâneas e também em regiões altas, como Bom Jardim da Serra.
Paraná
O estado entra em alerta para temporais principalmente entre a tarde e a noite desta sexta. Vendavais e granizo podem atingir diversas regiões. Em Curitiba, há possibilidade de tempestade no final da tarde.
São Paulo
A linha de tempestades chega entre a madrugada e a manhã de sábado. O litoral deve ter rajadas entre 60 e 100 km/h. Na capital, ventos podem atingir 70 km/h.
Rio de Janeiro e Minas Gerais
O RJ terá um sábado quente, mas a instabilidade avança no fim do dia, trazendo rajadas e chuva irregular. No domingo, a temperatura despenca. Em MG, a instabilidade chega entre sábado e domingo, com risco de temporais isolados, granizo e vento forte no Sul, Leste e Triângulo.
Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul e Mato Grosso devem ter efeitos mais limitados, mas pancadas e temporais isolados podem ocorrer, principalmente no MS na sexta e no MT no sábado, devido ao canal de umidade.
Riscos e recomendações
Entre os principais riscos estão queda de granizo, rajadas intensas de vento, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia. A Defesa Civil pede atenção, especialmente durante as tempestades mais fortes previstas para o fim de semana.
Importante: sempre é bom lembrar que os especialistas do tempo deixam claro que o clima não é 100% previsível e os dados podem mudar rapidamente ao longo das horas e dos dias. Fique atento aos alertas do Inmet, da prefeitura e da Defesa Civil municipal e estadual.

