A noite da última quinta-feira (13) era comum, mas foi interrompida por um estrondo que levou muitos moradores a pensar que um prédio havia desabado. O barulho foi tão forte que janelas tremeram a quarteirões de distância, alarmes de carro dispararam e famílias saíram às pressas para a rua sem entender o que estava acontecendo.
Por alguns minutos, ninguém sabia se tinha sido acidente, vazamento ou algo ainda pior. Pessoas correram desorientadas, tentando se proteger de novos impactos enquanto uma nuvem de fumaça subia ao céu. O clima era de completo pânico. (Veja vídeo abaixo)
LEIA TAMBÉM:
- Três ciclones extratropicais vão atingir o Brasil nos próximos dias? Veja o que dizem meteorologistas
- Projeto propõe restrições à criação e circulação de pitbulls no RS
- Justiça libera professora que agrediu aluno de 4 anos com livros no RS
São Paulo: explosão de fogos em Tatuapé destrói casas, veículos e deixa vítimas: devastador
Foi apenas com a chegada das equipes de emergência que a suspeita se confirmou: tratava-se de uma explosão causada por fogos no Tatuapé, onde uma residência era usada ilegalmente para armazenamento de artefatos explosivos. O impacto foi devastador e 21 imóveis (entre residências e comércios) precisaram ser interditados pela Defesa Civil.
Segundo os agentes, destroços atingiram casas, fachadas e veículos que estavam estacionados ou passando pelas ruas próximas. Moradores tiveram de deixar suas casas imediatamente e seguiram para a casa de familiares, sem previsão de retorno. Muitas pessoas relataram que a força da explosão “parecia coisa de filme”.

O Corpo de Bombeiros confirmou que um homem morreu, justamente o responsável pelo imóvel onde estavam os fogos. A explosão também deixou dez feridos, alguns deles atingidos por estilhaços que foram lançados a grande distância. Os relatos indicam que o impacto foi sentido até quilômetros dali.

A Guarda Civil Metropolitana informou que o local estava ocupado há cerca de um mês e meio e que o responsável pelo imóvel foi levado ao 30º Distrito Policial para prestar depoimento. Moradores disseram que o movimento na casa chamava atenção, mas não imaginavam o risco que corriam.

Além das interdições, diversos veículos foram danificados na rua e até na avenida próxima, reforçando o poder destrutivo das explosões envolvendo fogos no Tatuapé. Técnicos seguem avaliando a estrutura dos imóveis afetados para saber quando (e se) os moradores poderão retornar.


