33 C
Canoas
16 de novembro de 2025

Casais LGBT+ oficializam união em casamento coletivo na Penitenciária de Canoas

A preparação para o evento ocorreu ao longo de seis meses

Dois casais formados dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (PECAN), na Região Metropolitana de Porto Alegre, oficializaram união em um casamento coletivo realizado na última quinta-feira (13).

As cerimônias, que envolveram casais LGBTQIA+, ocorreram no pátio da Unidade de Tratamento Penal II (UTP II) e foram conduzidas por uma juíza de paz.

A iniciativa integrou o projeto Defensoria Aproxima, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) e a direção da penitenciária. A preparação para o evento ocorreu ao longo de seis meses, dentro de uma abordagem psicossocial voltada à reinserção social e ao fortalecimento de laços afetivos de pessoas privadas de liberdade.

Casais LGBT+ oficializam união em casamento coletivo na Penitenciária de Canoas: Ritual religioso

Além da cerimônia civil, um dos casais escolheu realizar um ritual religioso baseado nos preceitos da umbanda. O ato foi conduzido por um apenado da própria unidade, que atua como sacerdote da religião de matriz africana.

A assistente social do projeto Karina Costa, integrante da equipe responsável pelo projeto, ressaltou a relevância do momento para os participantes.

Já Gizane Mendina Rodrigues, dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH), destacou que o trabalho também permitiu abordar temas como autoestima e reconhecimento de direitos. Ela ainda elogiou o empenho da equipe, do diretor da unidade, Denis Renan dos Santos, e do setor técnico da UTP II na organização da celebração.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS