O forte temporal que atingiu Canoas no final da tarde deste domingo (16) provocou estragos. O teto do estacionamento de um supermercado desabou com a força do vento.
Cerca de seis veículos estavam estacionados no momento da tempestade.
O supermercado fica na rua Venâncio Aires, no bairro Niterói, em Canoas. A reportagem da Agência GBC tenta contato com a empresa sobre o ocorrido.
Teto de estacionamento de supermercado cai em cima de carros durante temporal em Canoas: Ninguém ficou ferido
MetSul aponta que frente fria alcançará o RS com ventos intensos
A chegada de uma nova frente fria começou a mudar o tempo no Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (16). O sistema avançou a partir da fronteira, trazendo chuva e rajadas de vento após provocar temporais intensos no Centro da Argentina e no interior do Uruguai, onde as rajadas ultrapassaram 100 km/h.
A frente fria deve avançar rapidamente pelo território gaúcho ao longo do dia. Nas primeiras horas da manhã, a instabilidade atingia especialmente as regiões Oeste e Sul. Entre a tarde e a noite, a chuva tende a alcançar praticamente todas as áreas do estado, podendo ocorrer em volumes moderados a fortes em algumas localidades.
Apesar disso, a frente perde organização ao cruzar o Rio Grande do Sul, reduzindo o risco de tempestades amplas. Eventos de tempo severo devem ocorrer de forma isolada, com possibilidade de granizo irregular e rajadas de vento entre 50 km/h e 80 km/h na maioria dos municípios, podendo superar 100 km/h de maneira muito localizada.
A Metade Oeste deve concentrar a atividade mais intensa do sistema ao longo do dia, incluindo Fronteira Oeste e Noroeste, áreas com maior probabilidade de temporais alguns potencialmente fortes. Outro fator de atenção é o calor significativo antes da chegada da frente.
A manhã deste domingo foi marcada por forte aquecimento em várias cidades, o que pode aumentar o risco de vento na passagem do sistema. Às 9h, os termômetros já registravam 30,8ºC em Candelária; 30,4ºC em Viamão e Bom Princípio; 30,2ºC em São Leopoldo; e 30,1ºC em Santa Cruz do Sul e Campo Bom.
A mudança no tempo avança ainda para Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná até o fim do domingo, com expectativa de chuva e risco de tempestades isoladas, sobretudo à noite. Na segunda-feira (17), a frente seguirá por Santa Catarina, provocando precipitação generalizada e mantendo a possibilidade de granizo e rajadas fortes em pontos isolados.
No Rio Grande do Sul, ainda deve chover entre o Norte e o Leste do estado durante a madrugada de segunda-feira em alguns locais, com intensidade forte. Ao longo do dia, no entanto, o tempo tende a melhorar na maior parte do território gaúcho.

