19.9 C
Canoas
16 de novembro de 2025

Uruguai é atingido por tempestades severas e rajadas de vento próximas de 150 km/h

A MetSul também alertou para a chance de ventos localizados extremamente fortes, com potencial de “turbonadas” que poderiam alcançar entre 100 km/h e 130 km/h.

Fortes tempestades atingiram o Uruguai nas últimas horas, trazendo rajadas de vento extremamente intensas que chegaram a 125 km/h, causando diversos danos em diferentes regiões do país.

As condições adversas já eram previstas, devido à aproximação de uma frente fria acompanhada de um centro de baixa pressão que avançou pela foz do Rio da Prata neste domingo. Como indicado pelos alertas, as áreas mais afetadas foram localidades do Litoral Oeste, próximas à fronteira com a Argentina.

Uruguai é atingido por tempestades severas e rajadas de vento próximas de 150 km/h: A Metsul alertou

LEIA TAMBÉM:

O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) havia emitido avisos destacando a possibilidade de tempestades muito fortes e, isoladamente, severas, com risco de rajadas violentas, granizo, chuva intensa e grande atividade elétrica.

A MetSul também alertou para a chance de ventos localizados extremamente fortes, com potencial de “turbonadas” que poderiam alcançar entre 100 km/h e 130 km/h.

Uma estação meteorológica particular em Nuevo Paysandú registrou rajada de 125,5 km/h às 4h deste domingo. Já uma estação automática do Inumet em Young, no departamento de Río Negro, apontou rajada ainda mais intensa, de 149,8 km/h.

Os temporais provocaram quedas de árvores, danos estruturais e falta de energia em várias localidades. Em La Tentación, no departamento de Paysandú, moradores relataram prejuízos durante a madrugada. Em Young, autoridades confirmaram um forte vendaval acompanhado de 39 mm de chuva, que derrubou galhos, deixou pontos da cidade sem luz e bloqueou temporariamente trechos da Ruta 3, que foram liberados rapidamente por equipes de emergência.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS