Uma fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária encontrou carne vencida há cerca de dois anos em um açougue. A operação ocorreu na última terça-feira (18) e contou com o apoio do Ministério Público (MP), que classificou a situação como “extremamente grave”.
O açougue alvo da inspeção foi totalmente interditado. Segundo o MP, alguns produtos estavam em estado tão ruim que não poderiam ser utilizados nem mesmo como ração para animais. A equipe encontrou alimentos deteriorados, vencidos e sem indicação de procedência.
‘Carne verde’ e com ‘mau cheiro’: Vigilância Sanitária apreende produto vencido há 2 anos em açougue: Os estabelecimentos não foram divulgados
LEIA TAMBÉM:
- Caminhão com destino a Nova Santa Rita, bloqueia avenida em Porto Alegre e motorista vai parar na delegacia
- O que é a Cloudflare? Instabilidade causou “apagão” na internet
- BR-116 pode ganhar faixa exclusiva para motos em Canoas
O caso aconteceu em Cachoeira do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul.
Além do açougue, a ação envolveu a fiscalização de quatro mercados. Em dois deles, setores de padaria foram interditados devido a irregularidades. Os demais receberam autuações, mas puderam continuar funcionando. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.

Durante a operação, foram apreendidas 4,6 toneladas de alimentos impróprios para consumo. Um dos mercados concentrava 2,5 toneladas desse total.
Entre os problemas identificados pelas equipes estavam:
Produtos vencidos ou sem data de validade, armazenamento inadequado, itens sem origem comprovada, produtos fracionados de forma incorreta.
Nas padarias fiscalizadas, foram encontrados alimentos vencidos e produtos sem informação de procedência.
Além dos alimentos, foram apreendidas unidades de álcool cuja venda é proibida em supermercados, além de carvão sem autorização ou procedência comprovada. O material recolhido foi descartado ou enviado ao zoológico de Cachoeira do Sul para utilização adequada.

