29.9 C
Canoas
20 de novembro de 2025

Incêndio atinge pátio de empresa de ônibus em Sapucaia do Sul

Três veículos acabaram destruídos pelas chamas

Um fogo de grandes proporções atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), a área de estacionamento de uma empresa que opera o transporte coletivo em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

LEIA TAMBÉM:

Incêndio atinge pátio de empresa de ônibus em Sapucaia do Sul: veja vídeo

De acordo com a prefeitura, três veículos acabaram destruídos antes que o avanço das chamas pudesse ser contido. As autoridades ainda investigam o que provocou o incêndio.

Não há relatos de feridos. O Corpo de Bombeiros permanece no local apagando as chamas e trabalhando para evitar que novos focos se formem.

Você também pode gostar de ler:

A exigência de biometria para novos beneficiários do INSS e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) começa a valer nesta sexta-feira (21) projeto anunciado pelo governo Lula.

A mudança faz parte de um pacote de ajustes anunciado pelo governo federal para reforçar a segurança dos programas sociais e reduzir fraudes.

O anúncio ocorreu na última quarta-feira (20), quando o governo também redefiniu prazos para outros benefícios. Para quem vai solicitar Bolsa Família ou seguro-desemprego, o cadastro biométrico só será obrigatório a partir de 1º de maio de 2026.

Beneficiários já inscritos terão um período de adaptação até o fim de 2027. A partir de 2028, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) será o único documento aceito como base biométrica.

Durante a fase de transição, até 31 de dezembro de 2027, serão aceitos dados biométricos de outras bases oficiais, como CNH e título de eleitor, administrados por Detrans e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A exigência foi aprovada pelo Congresso em dezembro de 2024 e sancionada em julho de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o governo, 84% dos 68 milhões de beneficiários já possuem algum tipo de biometria cadastrada. Em coletiva, a ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que o objetivo é “combater fraudes”, e não restringir o acesso. “Jamais tirar o benefício de alguém que tem direito de receber”, reforçou.

📌 Novo calendário da exigência de biometria para benefícios sociais

21 de novembro de 2025

  • Decreto entra em vigor e prioriza a CIN como base biométrica.
  • Começa a exigência para novos beneficiários do INSS e BPC.
  • Ficam de fora até maio de 2026: salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte, seguro-desemprego, abono salarial e Bolsa Família.

1º de maio de 2026

  • Quem já tem biometria permanece regular.
  • Quem não tem e solicitar benefício deverá emitir a CIN.

1º de janeiro de 2027

  • Biometria passa a ser obrigatória tanto para novos pedidos quanto para renovações.
  • Quem não possuir documento biométrico será notificado a emitir a CIN.

1º de janeiro de 2028

  • A CIN se torna obrigatória para todos os beneficiários, inclusive para renovação.

O governo orienta que, ao receber aviso de atualização cadastral, o cidadão procure o Instituto de Identificação do seu estado para emitir a CIN. Quem não possui digitais poderá realizar o cadastro por biometria facial.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS