31.8 C
Canoas
21 de novembro de 2025

Sindicância sobre morte de menina Isabella em Políclinica de Nova Santa Rita indica “falha de conduta profissional”

O documento reúne 25 depoimentos, análises técnicas e registros médicos coletados durante a investigação

O relatório final da sindicância instaurada pela Prefeitura de Nova Santa Rita, no dia 8 de outubro, para apurar o falecimento de uma criança de 1 ano e 7 meses na Policlínica 24 horas, foi divulgado na tarde desta sexta-feira (21).

Isabella do Nascimento da Silva morreu no dia 4 de outubro. O documento aponta falha na conduta profissional durante o último atendimento (leia mais abaixo).

Detalhes da sindicância da Prefeitura de Nova Santa Rita

De acordo com informações da administração municipal, o processo interno buscou esclarecer possíveis falhas no atendimento prestado à paciente, além de verificar responsabilidades de profissionais e da estrutura de saúde envolvida. O documento reúne 25 depoimentos, análises técnicas e registros médicos coletados durante a investigação. Alguns profissionais foram afastados preventivamente no decorrer da ação.

Durante o processo, o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, garantiu a transparência total na apuração. “Me compadeço profundamente da dor da família da pequena Isabella. Assim que soube do caso, determinei a abertura imediata da sindicância. Sempre exigi a verdade, doa a quem doer“, afirmou Battistella.

LEIA TAMBÉM:

Encaminhamento

Após a conclusão da sindicância, o município comunicou formalmente o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil. O texto também será encaminhdo ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RS) para análise. Cabe as instituições, decidir os próximos passos administrativos, éticos e, eventualmente, legais.

Prefeitura garante melhoria nos atendimentos

Em nota, a prefeitura reforçou que novas medidas já foram adotadas. Protocolos de atendimento foram revisados e aprimorados, e novas rotinas de treinamento técnico com médicos e enfermeiros foram realizadas, com foco na segurança assistencial e na melhoria contínua da saúde pública. Além disso, a administração está concluindo processo de licitação para contratação de uma nova empresa prestadora de serviços médicos para a cidade.

A administração seguirá sempre focada no aprimoramento deste importante instrumento de saúde que tem sido referência para diversas cidades da região metropolitana.

Nova Santa Rita reafirma seu compromisso com a verdade, com a vida e com a responsabilidade institucional, garantindo que o sistema municipal de saúde avance com mais qualificação, humanidade e segurança para toda a população“, conclui a nota.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS