A Anvisa determinou a suspensão imediata da comercialização e circulação de um lote de azeite de oliva considerado irregular no país. A decisão levou comerciantes a retirar o produto das prateleiras e acendeu um alerta entre consumidores.
Segundo o órgão, trata-se de uma infração grave, o que motivou a ordem para retirada total do azeite do mercado brasileiro.
Anvisa proíbe venda de famosa marca de azeite: Qual marca
LEIA TAMBÉM:
- Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra
- Deputado do PT Renato Freitas aparece em vídeo trocando socos na rua
- Horário de Verão 2025: Governo toma decisão que pode durar até 2026
O azeite de oliva da marca Los Nobles foi apontado como um produto que entrou no Brasil sem qualquer autorização sanitária, etapa obrigatória para itens importados que possam afetar a saúde dos consumidores. Além disso, o produto não possui registro na autoridade de vigilância sanitária da Argentina, a Anmat, o que reforçou dúvidas sobre sua procedência.
A Anvisa também informou que não foi possível identificar a empresa responsável pelo azeite. Não há dados como razão social, endereço ou documentação da fabricante falhas que impedem o rastreamento dos lotes e a verificação das condições de produção. O órgão destacou que a ausência de rastreabilidade coloca o consumidor em risco imediato.

