Os gaúchos devem se preparar para enfrentar dias de calor intenso e desconforto extremo. A rotina tende a mudar, principalmente durante as tardes, quando o sol mais castiga e a sensação térmica se torna quase insuportável em várias regiões do Estado.
Além disso, o bloqueio atmosférico mantém o ar quente estacionado sobre o território gaúcho, fazendo com que as temperaturas permaneçam elevadas por vários dias. Com isso, aumenta o risco de desidratação, mal-estar e agravamento de problemas de saúde, principalmente entre idosos e crianças.
LEIA TAMBÉM:
- Projeto de lei quer multar em R$ 2,9 mil quem entregar comida para moradores de rua
- Famosa empresa símbolo dos anos 90 anuncia falência após queda na popularidade
- Bolsa Família antecipado em dezembro confirma mudança que pega milhões de famílias de surpresa
Segundo dados da MetSul Meteorologia, a Onda de calor no RS está ligada a um sistema de baixa pressão térmica sobre o Oeste e o Noroeste da Argentina, que empurra ar quente em direção ao Sul do Brasil. Esse fenômeno cria uma espécie de “bolha de calor”, responsável por provocar temperaturas muito acima do normal no Rio Grande do Sul.
A MetSul destaca que esse mesmo sistema já fez os termômetros chegarem a 40°C na Patagônia no início da semana. Agora, o centro da onda de calor fica sobre o Norte e o Noroeste da Argentina entre quinta (27), sexta (28) e sábado (29), período em que as máximas no país vizinho variam entre 40°C e 43°C.
MetSul alerta para onda de calor extremo e risco de até 40°C no RS: quando deve chegar aqui?
De acordo com a MetSul Meteorologia, o calor mais intenso começa a atingir o Estado a partir de quinta-feira, com máximas de até 37°C em cidades da Campanha, do Oeste, do Centro e do Noroeste.
Na sexta-feira, a situação se agrava. A MetSul prevê temperaturas acima dos 35°C em grande parte do Estado e não descarta marcas próximas dos 40°C em regiões como Noroeste, Oeste, Centro, vales e parte da Campanha. Além disso, há risco de temporais isolados da tarde para a noite, que podem ser localmente fortes.
No sábado, embora o calor mais intenso fique mais concentrado do Centro para o Norte gaúcho, as temperaturas continuam acima dos 35°C nessas áreas. Já no Sul e em parte do Leste, o calor perde força. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, os termômetros devem ficar próximos dos 30°C.
Diante desse cenário, a MetSul reforça os alertas: evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, beba bastante água e redobre os cuidados com crianças e idosos. A Onda de calor RS deve ser uma das mais severas deste fim de novembro.

