A cantora, compositora e embaixadora do Instituto da Criança com Diabetes (do Rio Grande do Sul (ICDRS), Paula Toller, é a protagonista da campanha “O futuro te espera, de asas abertas”. A iniciativa da instituição tem o objetivo de dar visibilidade à realidade de quem convive com Diabetes Tipo 1 (DM1), além de romper tabus e estimular esperança e ação no mês do Diabetes.
“É preciso conhecer e ter mais informações, incluindo a família, irmãos, amigos. Todo mundo precisa entender melhor essa doença e como você fica quando está com hipoglicemia e hiperglicemia, incentivando a tratar e a não deixar de lado. O Instituto da Criança com Diabetes é uma instituição que atende mais de cinco mil jovens, crianças e suas famílias também, dando orientação e tratamento. É um trabalho muito importante”, relata Paula Toller.
LEIA TAMBÉM:
- Primeira vacina contra o câncer será aplicada em humanos em 2026
- Câmara aprova licença menstrual para trabalhadoras com sintomas graves
- Hospital de Canoas testa tecnologia russa de descontaminação com 99% de eficácia
Paula Toller convive com o Diabetes Tipo 1
Considerada um dos principais nomes do pop rock brasileiro e com mais de 40 anos de carreira, Paula Toller compartilha na campanha a sua experiência com o Diabetes Tipo 1.
“Eu agora sou embaixadora com muito orgulho e satisfação. Espero que eu consiga contar a minha experiência para vocês e ajudar a disseminar informações importantes, válidas e com credibilidade”, afirma.
A campanha é composta por uma série de vídeos. Com linguagem direta e conversando com crianças, famílias e comunidades, os episódios abordam o cotidiano do DM1, rotinas, obstáculos e compartilha informações importantes e confiáveis.
O público pode assistir aos vídeos no site do Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICDRS).
Trabalho feito no RS reduz internações de pacientes diabéticos em quase 95%
O ICDRS atua há 27 anos em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Neste período, o trabalho feito pela instituição, reduziu em 94,7% o número de internações hospitalares dos pacientes. O número revela que o tratamento evita complicações futuras e reduz custos aos cofres públicos.
Brasil é o terceiro país que mais gasta com a doença
De acordo com dados da International Diabetes Federation (IDF), cerca de 389 milhões de adultos, com idades entre 20 e 79 anos, convivem com a diabetes no mundo. No Brasil, aproximadamente 16,6 milhões de adultos vivem com diabetes.
Atualmente, o Brasil é o 6° país com maior número de casos no mundo. Em termos de cursos, ele é o terceiro país que mais gasta com a doença. Anualmente, o país desembolsa cerca de US$ 45 bilhões em tratamento e complicações.

