Com a chegada de dezembro de 2025, mudanças importantes na compatibilidade de aplicativos passam a impactar milhões de usuários. Um dos destaques é o WhatsApp, que deixará de funcionar em uma série de smartphones considerados antigos, por não atenderem mais aos requisitos técnicos mínimos de segurança e desempenho.
A atualização faz parte da política do aplicativo, que exige versões mais recentes dos sistemas operacionais. Sem suporte para novas atualizações, diversos aparelhos acabam ficando incompatíveis.
Os modelos mais afetados foram lançados, em sua maioria, entre os anos de 2012 e 2015.
WhatsApp vai parar de funcionar em alguns modelos de celulares a partir de dezembro: Os modelos
LEIA TAMBÉM:
- Idosa está internada em estado grave após ser arrastada por trem da Trensurb em Canoas
- Corpo de professor é encontrado carbonizado em terreno baldio
- Famoso frigorífico do RS pede falência por dívida de R$ 75 milhões
De acordo com a lista oficial atualizada para 2025, diversos dispositivos de marcas populares perderão o acesso à ferramenta de mensagens. Entre os aparelhos da Samsung, estão os modelos Galaxy S3, Galaxy S4 Mini, Galaxy Note 2, Galaxy Core, Galaxy Trend e Galaxy S5.
Na linha da Motorola, deixam de ser compatíveis o Moto G de primeira geração e o Moto E lançado em 2014. Já a LG terá fora da lista os modelos Optimus G, Nexus 4, G2 Mini e LG G3.
A Sony também aparece entre as mais afetadas, com os modelos Xperia Z, Xperia SP, Xperia TX, Xperia V e Xperia Z2. No caso da Huawei, o corte atingirÁ o Ascend Mate 2. A HTC terá o One M8 fora do suporte.
Entre os dispositivos da Apple, perderão acesso ao aplicativo os iPhones 5, 5c, 5s, 6 e 6 Plus.
A orientação para os usuários desses modelos é que busquem a troca do aparelho ou a migração de dados antes do prazo final, para evitar a perda de conversas, documentos e arquivos importantes.

