26 C
Canoas
30 de novembro de 2025

Inmet emite alerta de tempestade para o RS com risco de ventos fortes e granizo; Veja quando

Algumas das recomendações é não buscar abrigo sob árvores

Depois de uma sequência de dias marcados por calor intenso, com máximas acima dos 35 °C, o tempo deve mudar no Rio Grande do Sul a partir deste domingo (30).

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois avisos de tempestade para o Estado e outras regiões do país: um de nível amarelo e outro laranja, ambos válidos entre este domingo e a segunda-feira (1º).

Inmet emite alerta de tempestade para o RS com risco de ventos fortes e granizo; Veja quando: Quantos milímetros

LEIA TAMBÉM:

Além disso, um alerta laranja específico para parte do território gaúcho começou às 10h deste domingo e segue até as 10h de segunda-feira. O aviso indica a possibilidade de chuva intensa, com acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. Também há previsão de ventos fortes, que podem variar de 60 a 100 km/h, além de risco de queda de granizo.

Segundo o Inmet, as instabilidades aumentam as chances de problemas como interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em lavouras, quedas de árvores e alagamentos em áreas urbanas.

As áreas sob alerta incluem as regiões Noroeste, Centro Ocidental e Oriental, Sudoeste, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste e Sudeste do Estado. O aviso também se estende a municípios de Santa Catarina e Paraná.

Recomendações de segurança

Diante da previsão de ventos fortes e tempestades, a orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, se possível, desligar os equipamentos e o quadro geral de energia. Também é recomendado não buscar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS