Um homem de 38 anos, identificado pelos apelidos Tantam ou Careca, foi capturado na tarde da última segunda-feira (1º) . Apontado pela Polícia como um dos principais líderes, no Litoral Norte, de uma organização criminosa da zona leste de Porto Alegre, o suspeito estava escondido desde outubro de 2024.
A prisão aconteceu em Criciúma (SC).
Segundo a investigação, Tantam fugiu após romper a tornozeleira eletrônica enquanto cumpria prisão domiciliar humanitária para tratamento médico. Desde então, ele era considerado foragido e alvo de buscas intensas, incluindo ações de inteligência e monitoramento de possíveis contatos do criminoso.
Líder de facção do RS é preso em Santa Catarina: Prisão
LEIA TAMBÉM:
- Nubank revela truque secreto: veja como aumentar seu limite de crédito mais rápido!
- Tradicional empresa do RS fechará quase 30 lojas
- Já pensou em trabalhar na Coca-Cola? Salários chegam a R$ 5 mil
Conforme a Polícia, o suspeito exercia forte influência em Osório e em outras cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Ele também teria papel direto na expansão da facção para o interior do Estado.
Tantam já havia sido condenado a 14 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de possuir três mandados de prisão adicionais. Sua ficha criminal inclui ainda registros por roubo, homicídio, lavagem de dinheiro e outros delitos.
Após receber informações sobre o possível paradeiro do foragido, equipes policiais monitoraram movimentações e parcerias ligadas ao criminoso. A prisão ocorreu por volta das 16h30, quando Tantam foi visto saindo de uma Mercedes-Benz em um estacionamento.
Ele tentou resistir à ação, mas foi imobilizado e algemado pelos agentes.
Apreensões e nova autuação
Durante a abordagem, os policiais encontraram com o criminoso:
Uma pistola calibre 9 mm, um documento falso, outros materiais que foram recolhidos.
Além de cumprir os mandados pendentes, Tantam foi novamente autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema prisional catarinense.

