O prefeito de Canoas, Airton Souza, transferiu temporariamente o exercício do cargo ao presidente da Câmara Municipal, vereador Eric Douglas, na tarde desta terça-feira (2). A decisão foi necessária devido a motivos de saúde tanto do prefeito quanto do vice-prefeito, Rodrigo Busato.
A medida segue todos os protocolos legais e garante a continuidade administrativa da cidade, assegurando que serviços essenciais, decisões urgentes e políticas públicas não sejam interrompidas durante o período de afastamento.
Segundo o prefeito em exercício, Eric Douglas, o momento exige responsabilidade e compromisso.
“Assumo essa responsabilidade com seriedade e compromisso. Não vamos medir esforços para garantir que a cidade siga andando, com serviços funcionando e decisões sendo tomadas com responsabilidade. Não vai faltar diálogo com a população e com todas as áreas da gestão. Seguiremos trabalhando com o mesmo comprometimento que temos na Câmara de Vereadores, sempre priorizando o nosso povo canoense”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
- Como se tornar Instrutor Autônomo e entrar na nova profissão criada após liberação da CNH sem autoescola
- Desconto no IPVA 2026: prazo para garantir benefício termina hoje no RS
- Nova regra exige habilitação e pagamento de IPVA para condutores de motos elétricas
Já o prefeito Airton Souza reforçou que a decisão foi tomada de forma transparente e com foco na continuidade da gestão pública.“Neste momento, a prioridade é cuidar da saúde, mas também garantir que Canoas siga funcionando plenamente. Confio no trabalho do vereador Eric Douglas e na dedicação de toda a equipe municipal. A cidade está em boas mãos e logo estarei de volta para seguir trabalhando pelo nosso povo”, destacou.
A transição foi alinhada entre as equipes do Executivo e do Legislativo, garantindo que todas as ações da Prefeitura sigam em andamento. Assim que houver condições clínicas, Airton Souza retomará suas funções à frente do município.

