27 C
Canoas
03 de dezembro de 2025

Ministério Público derruba sites e aplicativos piratas no Brasil

Operações coordenadas pelo Ministério da Justiça e autoridades argentinas bloqueiam plataformas ilegais de streaming e avançam no combate ao gatonet

A oitava fase da Operação 404, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, resultou no bloqueio de 535 sites e 1 aplicativo de streaming pirata. A ofensiva, que ocorre desde 2019, tem como alvo plataformas que violam direitos autorais e comercializam conteúdos de TV por assinatura e serviços de streaming sem licença.

Muitos desses serviços são oferecidos por meio das chamadas TV boxes piratas, aparelhos com sistema Android modificado que acessam sinais ilegais mediante assinatura. Além de ilegais, esses dispositivos não são homologados pela Anatel e podem representar riscos elétricos e de segurança digital.

Ação internacional na Argentina

Três dias após a operação brasileira, a Procuradoria Federal de Crimes Cibernéticos de San Isidro, na Argentina, derrubou 22 aplicativos ilegais, entre eles BTV e Red Play, dois dos mais usados por brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

A ação é considerada estratégica para enfraquecer a estrutura multinacional da pirataria digital na região. Somada às etapas anteriores, o impacto chega a mais de 2 milhões de usuários pagantes, embora o número exato de brasileiros não tenha sido divulgado.

Entre os aplicativos desativados estão: ALA TV, Blue TV, Boto TV, Break TV, BTV App, Duna TV, Football Zone, Mega TV, Nossa TV, PlusTV, Pulse TV, Red Box, RedPlay Live, Super TV Premium, Venga TV, Waka TV, WEIV e WeivTV Nova.

Combate ao gatonet físico e sites piratas

Além dos bloqueios digitais, autoridades brasileiras também avançam contra o gatonet físico. Na Bahia, a Neoenergia Coelba retirou 14 toneladas de cabos irregulares em 16 municípios e eliminou 439 caixas clandestinas que poderiam causar incêndios.

Segundo a empresa, os equipamentos eram instalados sem critérios técnicos:

“As caixas não possuem vedação adequada e não são feitas com material anti-incêndio, oferecendo risco direto à população”, destacou a companhia em nota.

Desafios futuros

Apesar das ações, especialistas alertam que grupos de pirataria frequentemente encontram maneiras de reativar os serviços, atualizando aparelhos e redirecionando acessos para novos servidores. Ainda assim, a repressão aumenta a instabilidade das plataformas e responsabiliza operadores e distribuidores.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS