18.5 C
Canoas
05 de dezembro de 2025

Banheiros interditados e escada rolante parada na Trensurb preocupam usuários em Canoas

Frequentadores das estações afirmam que a falta de sanitários, sobretudo em horários de grande movimento

Após receber reclamações de passageiros da Trensurb, a equipe da agência GBC visitou nesta semana as estações localizadas na cidade de Canoas, Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís e Petrobras, e constatou que apenas a Estação Canoas possui banheiros em funcionamento. Nas demais, os sanitários estavam interditados ou com portas fechadas, sem acesso ao público.

Além disso, usuários também relataram problemas em escadas rolantes e elevadores. Durante a visita, observamos que a maior parte das escadas estava funcionando, com exceção daquelas em obras, enquanto alguns elevadores apresentavam inoperância.

Procurada, a Trensurb explicou os motivos das interdições e informou os prazos previstos para a normalização dos serviços.

LEIA TAMBÉM:

Vandalismo e furtos motivam fechamento de banheiros

Segundo a empresa, ocorrências de vandalismo, mau uso e furtos de equipamentos têm se tornado frequentes, ocasionando a interdição de diversos sanitários nas estações.

A Trensurb afirma que a equipe de manutenção predial, operada por uma empresa contratada, atua para liberar os banheiros o mais rápido possível, conforme a demanda e os demais serviços preventivos e corretivos programados.

Além disso, os banheiros também podem permanecer fechados temporariamente para limpeza das equipes responsáveis.

Previsão de liberação dos sanitários

  • Fátima – liberação prevista para a próxima semana
  • Mathias Velho – liberação prevista para a próxima semana
  • São Luís – liberação prevista para a próxima semana
  • Petrobrás – liberação prevista para a próxima semana
  • Niteróisem previsão, devido a um problema hidráulico complexo que ainda está sendo planejado para reparo
  • Canoas – única estação com banheiro em pleno funcionamento no momento

Escada rolante da Estação Fátima está em manutenção completa

Sobre as escadas rolantes, a Trensurb informou que apenas uma, localizada na Estação Fátima, está temporariamente inoperante. O equipamento passa por um processo de inspeção geral, exigido regularmente para garantir a segurança dos usuários.

O procedimento envolve:

  • limpeza total da máquina,
  • inspeção de degraus, correntes, rolamentos e polias,
  • verificação e possível substituição de dispositivos elétricos e de segurança,
  • revisão dos corrimãos e circuitos.

A manutenção deve ser concluída até a próxima semana, segundo a empresa.

A Trensurb destacou ainda que, no momento, não há registro de elevadores interditados nas estações do município.

Campanha contra vandalismo

Diante do aumento de danos ao patrimônio público, a Trensurb lançou em outubro uma campanha de conscientização para incentivar o cuidado com os equipamentos das estações e estimular denúncias de vandalismo.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima, 24 horas por dia, pelos seguintes canais:

📞 Telefone: (51) 3363-8026
📱 SMS: (51) 98463-9863

Usuários cobram agilidade e melhoria na infraestrutura

Frequentadores das estações afirmam que a falta de sanitários, sobretudo em horários de grande movimento, causa transtornos e afeta principalmente idosos, gestantes e pessoas com necessidades específicas.

Nota da Trensurb na íntegra:

A Trensurb informa que, infelizmente, diversos sanitários têm passado por ocorrências de vandalismo, mau uso e furto de equipamentos, gerando sua interdição. No entanto, a equipe da empresa contratada responsável pela manutenção predial das estações atua sempre para permitir sua liberação tão logo quanto possível, considerando os diversos outros serviços preventivos e corretivos programados. Vale destacar que os sanitários também podem permanecer fechados momentaneamente para a atuação das equipes de limpeza.

Banheiros temporariamente interditados nas estações Fátima, Mathias Velho, São Luís e Petrobras devem ser liberados novamente ao longo da próxima semana, após passarem por manutenção corretiva. Não há previsão até o momento para a reabertura dos sanitários da Estação Niterói, pois sua interdição se deve a um problema hidráulico mais complexo e os trabalhos para solução estão sendo planejados.

Quanto às escadas rolantes das estações do município, há apenas uma temporariamente inoperante, na Estação Fátima, em função de processo de inspeção e manutenção geral, fundamental para que siga operando com segurança. Esse processo, que deve ser realizado regularmente, consiste em uma limpeza total e a completa inspeção e recuperação – ou substituição caso necessário – de todos os dispositivos que compõem a escada, como degraus, correntes, rolamentos, polias, corrimãos, circuitos elétricos e sistemas de segurança. Esse procedimento deve ser concluído também até a próxima semana. Quanto aos elevadores, não há no momento registro de interdição de equipamentos desse tipo nas estações.

Em relação ao vandalismo nas estações, que gera indisponibilidade de equipamentos de uso do público usuário, a Trensurb lançou em outubro uma campanha de comunicação com o objetivo de promover a conscientização quanto ao cuidado com o patrimônio público e estimular a realização de denúncias em casos de vandalismo nas dependências da empresa. As denúncias podem ser realizadas por meio de ligação para o telefone (51) 3363-8026 ou envio de SMS para (51) 98463-9863. Ambos os números estão disponíveis diariamente, 24 horas por dia, para situações de urgência ou emergência.

Atenciosamente,

Kauê P. Menezes
Jornalista

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS