O Rio Grande do Sul deve enfrentar um fim de semana marcado por temperaturas extremamente elevadas.
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma ampla massa de ar quente avança sobre a região central da América do Sul e ganhará ainda mais intensidade nos próximos dias, impulsionando máximas que podem superar os 40ºC na Argentina, Paraguai, Norte do Uruguai e também no território gaúcho.
No sábado (6), o calor tende a se espalhar de forma mais uniforme pelo estado, resultando em uma tarde de temperaturas muito altas. Em Porto Alegre, os termômetros podem marcar entre 37ºC e 38ºC, valores que não eram registrados desde o último verão.
RS pode enfrentar até 40ºC neste fim de semana, alerta MetSul: As temperaturas
LEIA TAMBÉM:
- Cinco moradores ganham prêmio no Nota Fiscal Gaúcha; saiba quem
- Banheiros interditados e escada rolante parada na Trensurb preocupam usuários
- Passageiros de voo da Latam para Porto Alegre evacuam avião após incêndio em aeroporto de São Paulo
Na região metropolitana, especialmente no Vale do Sinos, as máximas devem oscilar entre 38ºC e 40ºC. No interior, a maior parte dos municípios deve registrar entre 35ºC e 38ºC, com pontos do Sul, Campanha, Oeste, Centro e Noroeste alcançando de 38ºC a 40ºC.
Para o domingo, o calor tende a diminuir um pouco no Sul e no Leste do estado, embora o calor siga presente. Nas demais áreas, as altas temperaturas continuam, podendo até superar as registradas no sábado. No Oeste, Noroeste e Centro do Rio Grande do Sul, as máximas podem novamente variar entre 35ºC e 40ºC, com chance de ultrapassar os 40ºC em locais isolados.
O forte calor também deve atingir outras regiões do Sul do Brasil. No Oeste de Santa Catarina e no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, as temperaturas ficam próximas ou acima dos 35ºC nesta sexta-feira e sábado.
No domingo (7), o calor mais intenso deve avançar para outras áreas catarinenses e paranaenses.

