O Rio Grande do Sul entra em um período de atenção máxima nesta segunda-feira (15). Com o avanço do dia e o aumento do calor, cresce a preocupação com mudanças bruscas no tempo, especialmente em regiões mais populosas do Estado.
Desde as primeiras horas da manhã, já há registros de instabilidade em pontos do território gaúcho. Chuva, descargas elétricas e vento começaram a aparecer, indicando que o cenário pode se agravar rapidamente ao longo da tarde e da noite.
LEIA TAMBÉM:
- Brasil pode se tornar inabitável em 50 anos diz NASA
- Rio Grande do Sul em risco de enchente, diz estudo: mapa revela áreas mais frágeis
- Tempestade atinge cidade gaúcha
Diante desse quadro, a MetSul Meteorologia emitiu um alerta de temporal no RS, destacando alto risco de vendavais, alguns localmente severos, associados à chegada de uma frente fria que avança pelo Estado.
MetSul alerta para ventos fortes e temporais severos
Segundo a MetSul, o tempo já começou a mudar na Metade Oeste, com registros de chuva, raios e vento forte. Uma estação meteorológica em Rosário do Sul apontou rajada de 85 km/h, enquanto áreas do extremo Sul, como Santa Vitória do Palmar, tiveram chuva forte isolada causada por instabilidade pré-frontal.
Ao longo da tarde e da noite, a instabilidade avança de Oeste para Leste, trazendo chuva que pode ser forte em alguns pontos, além de elevado risco de granizo e, principalmente, vento.
Calor extremo aumenta risco de vendavais
A MetSul destaca que a chegada da frente fria vai coincidir com as horas mais quentes do dia, com temperaturas que podem ultrapassar os 35ºC em diversas cidades. Esse calor intenso favorece a formação de tempestades mais intensas, aumentando o perigo de vendavais com grande potencial de dano.
Há, inclusive, possibilidade de formação de supercélulas, um tipo de tempestade mais organizada e perigosa, associada a rajadas muito fortes de vento e fenômenos severos isolados.
Rajadas podem passar de 100 km/h, alerta a MetSul
De acordo com a MetSul Meteorologia, muitas cidades podem registrar rajadas entre 70 km/h e 100 km/h na segunda metade desta segunda-feira. Em alguns locais, o vento pode ultrapassar os 100 km/h, e não se descarta, de forma isolada, rajadas acima de 120 km/h.
O cenário é considerado de alto risco para danos extensos, como queda de árvores, postes, colapsos estruturais e impactos severos na rede elétrica, com possibilidade de falta de energia.
Regiões com maior risco no RS
A MetSul ressalta que o vendaval não atingirá todas as cidades, mas o risco é maior nas seguintes regiões:
- Centro e Noroeste do RS
- Médio e Alto Uruguai
- Planalto Médio
- Vales
- Região Carbonífera
- Lagoa dos Patos e entorno
- Porto Alegre e Região Metropolitana
- Serra e Litoral Norte
Na Grande Porto Alegre, a virada do tempo é esperada do meio para o final da tarde, com chance de temporal. A chuva deve ocorrer, mas o principal risco é o vento forte, impulsionado pelas altas temperaturas próximas dos 35ºC.
Chuva intensa pode ocorrer em curto período
Embora os volumes de chuva não devam ser elevados de forma generalizada, a MetSul alerta para chuva forte a intensa em curto período durante a chegada dos temporais. Em pontos isolados, entre três e seis horas, não se descarta acumulados de 50 mm a 100 mm.
Diante do alerta de temporal no RS, a recomendação é redobrar a atenção, evitar áreas de risco e acompanhar as atualizações da MetSul Meteorologia ao longo do dia.

