A Prefeitura de Canoas assinou, nesta segunda-feira (15), o termo de adesão para a aquisição de 15 viaturas semiblindadas que irão reforçar a segurança pública no município. O investimento é de R$ 2,7 milhões, com recursos livres da administração municipal.
Distribuição das viaturas entre as forças de segurança de Canoas
Os veículos, do modelo Fiat Pulse, serão distribuídos igualmente entre a Guarda Municipal, a Brigada Militar e a Polícia Civil, com cinco unidades destinadas a cada corporação. A concessionária San Marino, de Porto Alegre, será responsável pela compra dos veículos junto à fábrica e pela posterior realização da semiblindagem, além da plotagem e da instalação de dispositivos sonoros e luminosos.
“A aquisição de novas viaturas fortalece a segurança pública, amplia o atendimento das forças de segurança e reafirma o compromisso da gestão com o bem-estar da comunidade. Mais viaturas nas ruas significam mais segurança, a manutenção de índices positivos de criminalidade, mais prevenção e mais tranquilidade para as famílias do nosso município”, destaca o prefeito.
LEIA TAMBÉM:
- Guia definitivo: como participar do Reforma Casa Brasil e garantir dinheiro para sua reforma
- Salário mínimo de 2026 tem novo valor estimado; veja quanto deve ser
- Aprovada PEC de isenção do IPVA para veículos com mais de 20 anos
Município destaca cooperação com forças estaduais
O secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre Alberto Rocha, afirmou que, embora a aquisição de viaturas para forças estaduais não seja uma obrigação legal do município, a gestão optou por realizar o investimento como forma de cooperação.
“O Município não tem obrigação de comprar viatura para o Estado, mas como o prefeito é extremamente coerente e conhecedor da sua necessidade, e sabe que a ocorrência está aqui no Município e que não tem como atribuir a responsabilidade para o governo do Estado. Nesta co-parcela, entendemos que é muito bom fazer este tipo de aquisição e doação para que as forças de segurança tenham cada vez mais ferramentas e equipamentos de proteção individual para o combate à criminalidade”, diz
Segundo ele, Canoas mantém parcerias contínuas com os órgãos de segurança por meio do repasse de recursos financeiros, materiais e infraestrutura.
Investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia
Conforme a Secretaria de Segurança Pública, o município também contribui com a cessão de áreas para unidades da Brigada Militar e da Polícia Civil, além de investimentos em cercamento eletrônico e sistemas de videomonitoramento. A expectativa é de que as novas viaturas resultem em maior presença das forças de segurança nas ruas e reforcem a proteção da população.

