A cantora Claudia Leitte passou a responder a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que a acusa de prática de discriminação religiosa.
O processo tem como base a alteração de um trecho da música Caranguejo, originalmente associado à orixá Iemanjá, substituído pela palavra “Yeshua”, termo hebraico ligado a Jesus Cristo.
Segundo informações divulgadas pelo G1, o Ministério Público solicita a condenação da artista e o pagamento de R$ 2 milhões por danos morais coletivos. A representação foi apresentada por lideranças de religiões de matriz africana e por entidades que atuam na defesa da liberdade religiosa, que consideram a mudança um desrespeito ao patrimônio cultural afro-brasileiro.
Claudia Leitte é denunciada pelo MP: Ela ainda não se pronunciou
LEIA TAMBÉM:
- Trensurb entrega presentes para crianças em escola de Canoas
- Motorista com dívida pode ter CNH suspensa? Veja resposta
- Justiça mantém condenação de Nego Di por estelionato com loja virtual
Na ação, o MP-BA sustenta que a modificação de uma obra vinculada à cultura afro-baiana ultrapassa os limites da liberdade artística e caracteriza discriminação religiosa. O órgão argumenta ainda que a alteração descaracteriza o sentido original da canção e contribui para o apagamento simbólico de referências religiosas historicamente marginalizadas.
Além da indenização, o Ministério Público pede que a Justiça reconheça a ocorrência de dano moral coletivo e determine medidas para impedir a repetição de condutas consideradas discriminatórias.
Até o momento, Claudia Leitte não se pronunciou sobre o caso.

