O passe livre em Canoas foi prorrogado e seguirá garantindo transporte público gratuito para toda a população até 28 de fevereiro de 2026. A medida foi oficializada nesta segunda-feira (22), por meio do Decreto nº 402, ampliando o prazo que antes se encerraria em 31 de dezembro deste ano.
A decisão reforça a política de tarifa zero adotada pelo município desde 2024 e mantém as passagens de ônibus sem custo para todos os usuários do sistema de transporte coletivo da cidade.
LEIA TAMBÉM:
- INSS começa último pagamento de benefícios em 2025; confira o calendário
- Idosos de 60 a 90 anos ficam isentos de pagamento de três dívidas no Brasil
- Anvisa retira do mercado shampoos irregulares e proíbe venda no país
“Considerando o transporte público um serviço essencial, decidimos ampliar o período do Passe Livre”, explica Airton Souza, prefeito de Canoas. “A gratuidade na passagem trouxe mais mobilidade urbana e auxilia na retomada econômica e social dos canoenses, após a enchente de 2024”, comenta o prefeito.
Dados do passe livre em Canoas
Desde a implantação do passe livre em Canoas, o impacto tem sido expressivo. De janeiro a novembro de 2025, mais de 14,5 milhões de passageiros utilizaram o transporte público gratuitamente. Somente no mês de novembro, o número chegou a quase 1,5 milhão de embarques.
Com a política de tarifa zero, Canoas se consolidou como a maior cidade do Brasil, em número de habitantes, a oferecer transporte público totalmente gratuito, tornando-se referência nacional em mobilidade urbana.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses, a continuidade do programa é fundamental para garantir direitos básicos à população. “A tarifa zero proporciona o acesso à outros direitos da população, como ir ao médico, estudar, trabalhar e também movimentar o comércio como um todo. Sem a gratuidade, seria um custo alto ao usuário. Se a pessoa economiza na passagem, vai sobrar dinheiro para outras coisas no final do mês”.
A prorrogação do passe livre em Canoas reforça o compromisso do município com inclusão social, desenvolvimento econômico e acesso facilitado aos serviços essenciais por meio do transporte público.

