O transporte público gratuito passou a ocupar papel central na rotina de milhares de moradores de Canoas desde a implantação da tarifa zero. A política pública alterou o acesso da população aos ônibus e ampliou o uso do sistema municipal.
Além da mobilidade, a gratuidade também passou a ser associada à economia doméstica e ao fortalecimento do comércio local, já que a redução de gastos com passagem impacta diretamente o orçamento das famílias.
LEIA TAMBÉM:
- Saiba qual atacado é mais barato para comprar a Ceia de Natal
- Está no Ensino Médio? McDonald’s abre 500 vagas de emprego no RS
- Novo supermercado Rissul impulsiona comércio local e gera 150 empregos para canoenses
Passe livre em Canoas: resultado positivo
De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Canoas, o programa do passe livre Canoas já transportou mais de 14,5 milhões de passageiros entre janeiro e novembro de 2025. Ainda segundo o município, apenas no mês de novembro foram quase 1,5 milhão de embarques no transporte coletivo.
Diante desses números, a Prefeitura anunciou na última segunda-feira (22) a prorrogação do passe livre em Canoas até 28 de fevereiro de 2026, conforme o Decreto nº 402. Antes, a tarifa zero estava prevista apenas até o dia 31 de dezembro.
“Considerando o transporte público um serviço essencial, decidimos ampliar o período do Passe Livre”, explica Airton Souza, prefeito de Canoas. “A gratuidade na passagem trouxe mais mobilidade urbana e auxilia na retomada econômica e social dos canoenses, após a enchente de 2024”, comenta o prefeito.
Conforme informações oficiais da administração municipal, Canoas é atualmente a maior cidade do Brasil, em número de habitantes, a oferecer transporte público totalmente gratuito, tornando o programa referência nacional em mobilidade urbana.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses, a continuidade do programa é fundamental: “A tarifa zero proporciona o acesso à outros direitos da população, como ir ao médico, estudar, trabalhar e também movimentar o comércio como um todo. Sem a gratuidade, seria um custo alto ao usuário. Se a pessoa economiza na passagem, vai sobrar dinheiro para outras coisas no final do mês”.
Com a nova prorrogação, o passe livre Canoas seguirá em vigor por mais de um ano, garantindo previsibilidade aos usuários e reforçando o transporte público como ferramenta de inclusão social no município.

