23.9 C
Canoas
25 de dezembro de 2025

Chuvas intensas no Natal fazem acumulados ultrapassarem 150 mm no RS

O aviso laranja, válido até as 9h de sexta-feira (26)

O feriado de Natal desta quinta-feira (25) segue sob forte instabilidade no Rio Grande do Sul, com registro de volumes elevados de chuva em diversas regiões. Até o fim da manhã, municípios da Região Central já acumulavam mais de 150 milímetros de precipitação.

Os maiores índices foram observados em Tupanciretã, com 155 mm, seguido por Faxinal do Soturno (128 mm), Agudo (127 mm), São Martinho da Serra (124 mm), Itaara (120 mm) e Santa Maria (117 mm). A chuva intensa, concentrada entre a madrugada e a manhã, provocou transtornos como alagamentos e bloqueios em estradas.

Em áreas do Noroeste gaúcho, o volume acumulado desde o último domingo (21) já chega a 300 mm.

Chuvas intensas no Natal fazem acumulados ultrapassarem 150 mm no RS: Saiba mais sobre a previsão

LEIA MAIS:

Segundo a MetSul Meteorologia, o cenário é provocado pela atuação de um rio atmosférico que permanece sobre o Estado pelo quinto dia consecutivo. O fenômeno transporta grande quantidade de umidade da Amazônia para o Sul do país, em razão de um bloqueio atmosférico associado a um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) posicionado sobre o Centro do Brasil.

A previsão indica que a chuva deve continuar ao longo da tarde e da noite desta quinta-feira, com novos episódios de precipitação forte em pontos isolados. As áreas mais suscetíveis ficam entre o Centro e o Norte do Estado, além dos vales, Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre.

A instabilidade não deve cessar tão cedo. A expectativa é de que o tempo chuvoso persista no Rio Grande do Sul pelo menos até domingo (28), elevando o risco de alagamentos, enxurradas, inundações repentinas e elevação do nível de arroios, córregos e rios.

Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém dois alertas em vigor para o Estado. O aviso laranja, válido até as 9h de sexta-feira (26), prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. Há risco de falta de energia elétrica, danos em lavouras, queda de árvores e alagamentos.

O segundo alerta, de nível amarelo, abrange todo o Rio Grande do Sul até as 10h de sexta-feira. Nesse caso, a previsão aponta chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e chance de queda de granizo.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS