24.9 C
Canoas
25 de dezembro de 2025

INMET emite alerta para temporais com chance de granizo e ventos fortes no RS

Em Santa Rosa 14 pessoas foram levadas para abrigos

O feriado de Natal começou com instabilidade no Rio Grande do Sul, com registro de chuva em diferentes pontos do Estado, principalmente nas regiões Centro e Oeste.

Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve e ampliou, nesta quinta-feira (25), os avisos de tempestade que atingem o território gaúcho.

Ao todo, são dois alertas em vigor até a manhã de sexta-feira (26).

O alerta laranja, que representa grau de perigo, cobre quase toda a metade norte do Estado, incluindo as regiões Norte, Noroeste, Serra, Litoral Norte, Metropolitana e parte da Região Central. Inicialmente previsto até a meia-noite desta quinta, o aviso foi prorrogado até as 9h de sexta e passou a abranger também Porto Alegre.

INMET emite alerta para temporais com chance de granizo e ventos fortes no RS: Em Santa Rosa também teve prejuizo

LEIA MAIS:

De acordo com o Inmet, há previsão de volumes elevados de chuva, que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou chegar a 100 milímetros ao longo do dia. O alerta inclui ainda rajadas de vento de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo, com riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e prejuízos à agricultura.

Além disso, todo o Estado permanece sob alerta amarelo de tempestade, que indica perigo potencial. Nesse nível, a previsão aponta chuva entre 20 e 50 milímetros, ventos de 40 a 60 km/h e chance de granizo.

A Climatempo também reforça a possibilidade de temporais com descargas elétricas e ventos fortes, especialmente nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Serra e Litoral Norte.

Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, a expectativa é de chuva moderada a forte, com maior atenção para a Região Metropolitana e trechos da Costa Doce. Na manhã desta quinta-feira, havia registro de chuva em municípios como Santa Maria e Rosário do Sul, além de precipitação intensa em Tupanciretã, por volta das 7h30min.

No Alto Jacuí, o tempo indicava formação de chuva, enquanto no Sul, cidades como Pelotas e Rio Grande apresentavam poucas nuvens. Na Serra, o céu permanecia encoberto.

A Defesa Civil do Estado informou que, na tarde de quarta-feira (24), ocorreu uma elevação rápida do nível do Rio Ibicuí Mirim, na localidade Rural de Campinas, em São Martinho da Serra. Um casal foi surpreendido pela cheia e acabou ilhado, buscando abrigo em uma árvore. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Maria foi acionada, mas, ao chegar ao local, o nível do rio já havia baixado e as vítimas haviam sido resgatadas por moradores. Ninguém ficou ferido.

Até quarta-feira, ao menos 19 municípios haviam comunicado ocorrências à Defesa Civil em razão das chuvas. Em Farroupilha, na Serra, a prefeitura decretou situação de emergência após a passagem de um tornado na terça-feira (23). O fenômeno provocou danos em diversas comunidades, especialmente em Vila Rica, onde a maioria das 19 casas atingidas sofreu prejuízos. Uma escola e pelo menos duas empresas tiveram destelhamentos, e cinco pessoas seguem desalojadas.

Outros municípios também registraram transtornos. Em Lajeado do Bugre, no Norte do Estado, a chuva intensa da noite de terça acumulou cerca de 100 milímetros em menos de uma hora. Em Constantina, houve alagamentos em vias urbanas, estradas e pontilhões, além de danos na infraestrutura, com 20 residências e uma escola municipal atingidas.

Em Santa Rosa, no Noroeste, 14 pessoas precisaram ser levadas para um abrigo, enquanto uma família buscou refúgio na casa de conhecidos. Também foram registrados prejuízos em Soledade, Frederico Westphalen e Porto Lucena.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS