A RGE começou nesta semana o projeto que troca lâmpadas e geladeiras de famílias em Canoas. A ação integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De acordo com a empresa, o projeto atende clientes em municípios afetados pela enchente de 2024. Só no Rio Grande do Sul, a ação que ajuda consumidores a economizar energia elétrica com a substituição de equipamentos, já beneficiou mais de 12 mil famílias.
LEIA TAMBÉM:
- Você pode perder o direito de receber o Pis e ainda não sabe; Veja mudanças a partir de 2026
- Empresa tem falência decretada, demite funcionários e não paga nada no RS
- Veja como receber auxílio de R$ 2 mil antes do fim de 2025
“Trata-se de um projeto cooperado, envolvendo mais de uma distribuidora de energia, buscando economias de escala, produtividade e qualidade dos projetos com foco nas famílias”, explica o Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Walter Barbosa Junior.
RGE troca lâmpadas e geladeiras de famílias de Canoas: ação atende moradores de cinco bairros
De acordo com a RGE, o projeto conta com um investimento de R$ 22 milhões. A medida favorece, segundo a empresa, clientes de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
Em Canoas, por exemplo, a empresa está beneficiando clientes dos bairros Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Harmonia e Mato Grande. Além disso, nas próximas semanas, as trocas vão acontecer nas cidades de Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Pardo, Encantado e Estrela.
Como funciona o projeto?
Uma empresa contratada pela RGE realiza desde visitas domiciliares em clientes aptos a participarem do processo até a instalação dos equipamentos. A rede de lojas Colombo realiza a entrega das geladeiras. Todos os profissionais atuam uniformizados e identificados.
Nas próximas semanas, a RGE pretende entregar 4 mil geladeiras e 20 mil lâmpadas LED. A empresa também pretende instalar dois mil trocadores de calor e mil regularizações de entrada de energia.

