28.5 C
Canoas
02 de janeiro de 2026

MetSul alerta para virada brusca no tempo: massa de ar frio avança no RS e pode derrubar temperaturas para 3°C

Uma virada inesperada no tempo pode surpreender os gaúchos. A massa de ar frio no RS chega com vento e mínimas que chamam atenção.

Uma mudança significativa no tempo começa a chamar a atenção dos gaúchos nos próximos dias. Após semanas de calor típico do verão, o cenário climático no Estado deve passar por uma reviravolta que promete surpreender até quem já está acostumado às oscilações do tempo.

A expectativa cresce principalmente entre moradores de regiões mais frias do Rio Grande do Sul, que acompanham com apreensão os alertas meteorológicos divulgados nas últimas horas. O vento e a queda acentuada das temperaturas estão entre os fatores que mais preocupam.

LEIA TAMBÉM:

MetSul alerta para virada brusca no tempo: massa de ar frio avança no RS e pode derrubar temperaturas para 3°C: prepare-se

De acordo com informações da MetSul Meteorologia, uma massa de ar frio começa a ingressar no RS a partir do sábado (3), trazendo um resfriamento considerado forte para esta época do ano. O fenômeno deve atuar com mais intensidade durante as madrugadas, provocando frio fora do padrão do verão.

Segundo a MetSul, as madrugadas mais geladas estão previstas para o domingo (4) e a segunda-feira (5). Em áreas de maior altitude, como os Aparados da Serra, as mínimas podem variar entre 3°C e 5°C, com possibilidade de formação de geada em pontos isolados.

Na maior parte do Estado, as temperaturas mínimas devem ficar entre 10°C e 15°C. No Sul do RS, os termômetros podem marcar de 7°C a 10°C, enquanto na Região Metropolitana as mínimas ficam entre 12°C e 14°C. Em Porto Alegre, a previsão indica cerca de 15°C nas primeiras horas do dia.

A MetSul destaca que, apesar da intensidade do resfriamento, não se trata de frio típico de inverno. Ainda assim, os efeitos da massa de ar frio serão sentidos principalmente à noite e no começo da manhã, além de ajudar a moderar o calor durante o dia no início da próxima semana.

Outro fator que merece atenção é o vento. Segundo a MetSul, a chegada da massa de ar frio ao RS deve ocorrer acompanhada de rajadas entre 50 km/h e 80 km/h, especialmente no Sul e no Leste do Estado. De forma isolada, não se descartam rajadas ainda mais fortes.

As áreas com maior risco de vento intenso incluem o Sul do RS, a região da Lagoa dos Patos e seu entorno, a faixa litorânea de Sul a Norte e os Campos de Cima da Serra. A orientação é para que a população acompanhe as atualizações da previsão e redobre os cuidados.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS