18.2 C
Canoas
04 de janeiro de 2026

Cidade do RS vai cobrar imposto do Airbnb; Entenda

Cidade do RS vai cobrar imposto do Airbnb. Saiba mais na reportagem.

Uma cidade do Rio Grande do Sul (RS) vai combrar imposto de plataformas de hospedagem como Airbnb e Booking. A medida atende o setor de hotelaria que, há anos, paga mais tributos e reclamava da situação.

Atualmente, os donos de imóveis que utilizam o Airbnb e Booking para locação, recolehm apenas o Imposto de Renda. Porém, o argumento do poder público é que as plataformas fazem serviço de hospedagem como hotéis. Do lado contrário, elas argumentam que atuam, apenas, como contrato de aluguel.

LEIA TAMBÉM:

O assunto ganhou mais força nos últimos meses por dois motivos: a demanda por hospedagem cresceu e o mercado imobiliário aqueceu. Pessoas passaram a comprar imóveis apenas para realizar locações através das plataformas.

Para dar fim a discussão, os vereadores de Gramado, na Serra Gaúcha, aprovaram a lei para cobrar Imposto Sobre Serviços (ISS) das plataformas. Elas vão pagar a aliquota de 3%, igual à cobrada dos hotéis.

Cidade do RS vai cobrar imposto do Airbnb: como funcionará a cobrança?

Conforme a lei, a plataforma irá recolher o imposto e realizar o repasse para a Prefeitura de Gramado. O dono do imóvel irá definir se absorve o curso ou se repassará ao cliente no preço do serviço. O movimento, por exemplo, é semelhante ao que acontece atualmente quando decide se repassará ao hóspede os custos de manutenção, como taxa de limpeza, por exemplo.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS