30.3 C
Canoas
27 de janeiro de 2026

Muro da Cassol avança e deve ser a primeira obra contra cheias entregue em Canoas

As obras do sistema de proteção contra cheias em Canoas seguem em andamento no bairro Rio Branco. O projeto integra um conjunto de intervenções voltadas à prevenção de alagamentos e à segurança da população em áreas historicamente afetadas.

LEIA TAMBÉM

Inicialmente prevista para dezembro, a entrega da estrutura não ocorreu dentro do prazo estimado. Agora, a conclusão do muro da Cassol está prevista para 2026, conforme informações da Secretaria Municipal de Obras.

O muro da Cassol está com 87,3% da execução concluída e deve ser a primeira estrutura entregue dentro do sistema de proteção contra cheias em Canoas. A obra fica localizada no bairro Rio Branco e integra o dique da região.

Etapa atual obra do muro da Cassol

No dia 17 de dezembro, o secretário de obras, Guido Bamberg, explicou uma das etapas finais da construção. Segundo ele, estão sendo instaladas dez estacas que posteriormente serão concretadas para permitir a interligação do muro ao dique localizado na Rua Três de Outubro.

Essa etapa é considerada sensível devido à proximidade de uma adutora de grande porte da Corsan que passa pelo local, o que exige cuidados técnicos durante a execução dos serviços.

A estrutura é composta por um muro de concreto armado com 108 metros de extensão, projetado para proteger a cota de 6,5 metros de altura. A obra é executada pela empresa Aahbrant, com investimento de R$ 1.360.587,73, custeado com recursos do fundo do sistema de proteção da Companhia Riograndense de Saneamento.

Após a instalação das estacas, será feita a ligação do muro da Cassol com o trecho dois do dique do bairro Rio Branco. Esse segmento compreende o sistema de proteção entre a Avenida Guilherme Schell, na esquina com a Rua Três de Outubro, até o final da Rua Henrique Dias, próximo à BR-448.

O trecho dois está sob responsabilidade da empresa Eurovia Construtora. As obras tiveram início em agosto, com investimento de R$ 50.465.433,28, por meio de convênio com o governo estadual. Segundo a plataforma Monitora Canoas, a execução registrada é de 2%.

Paralisação das obras

Nas redes sociais, o secretário de Obras esclareceu informações sobre uma suposta paralisação das obras. De acordo com ele, os serviços seguem apenas em recesso temporário, conforme previsto na convenção coletiva da construção pesada.

Segundo o secretário, entre 15 de dezembro e janeiro, as obras entram em pausa para o descanso dos trabalhadores, com retomada prevista para as primeiras semanas do ano.

Conforme dados oficiais, o andamento das obras do sistema de proteção contra cheias em Canoas é o seguinte:

Dique Rio Branco – Muro da Cassol
Conclusão: 87,30% – medição de 29/12

Dique Rio Branco – Av. Guilherme Schell até Rua Henrique Dias
Conclusão: 2% – medição de 12/12

Dique Rio Branco – Recomposição e elevação da cota
Conclusão: 27% – medição de 29/12

Dique Mato Grande – Construção
Conclusão: 34,9% – medição de 10/12

Dique Mathias Velho – Reconstituição e elevação da cota
Conclusão: 56,41% – medição de 10/12

Rafael Cardoso
Rafael Cardoso
Redator, escreve diariamente sobre cotidiano, bem-estar, comportamento, saúde e benefícios.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS