Quem está se preparando para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação precisa redobrar a atenção. A partir desta segunda-feira (5), novas regras começaram a valer no processo de formação de condutores no Rio Grande do Sul, alterando etapas que muitos já acreditavam conhecer bem.
As mudanças surgem em meio a novas legislações federais e prometem impactar diretamente a rotina de quem está iniciando o processo agora. Mesmo assim, parte das regras antigas continua em vigor, o que tem causado confusão entre candidatos e autoescolas.
LEIA MAIS SOBRE AS NOVAS REGRAS PARA TIRAR A CNH:
- Qual será o valor das aulas para quem for tirar a carteira de motorista com instrutores autônomos?
- Renovação automática da carteira de motorista: entenda quem terá direito ao benefício
- Prova para fazer a carteira de motorista ficou mais fácil, permite mais erros e preocupa especialistas
Na prática, as aulas para tirar a CNH passam a funcionar em um modelo híbrido, combinando exigências novas com procedimentos antigos. A alteração foi confirmada pelo DetranRS, que explicou que não houve tempo suficiente para adaptar todos os sistemas às mudanças definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Aulas para tirar a CNH com as novas regras começam a valer em todo o RS: saiba mais detalhes
Os candidatos já podiam abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A novidade agora é a possibilidade de agendar a prova teórica, que, neste período de transição, seguirá o modelo antigo, já que ainda não existe integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Depois de aprovados no exame teórico, os candidatos deverão cumprir a carga mínima obrigatória de duas aulas práticas. Somente após se sentirem aptos poderão marcar o exame de direção, que também continuará seguindo o modelo atual até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.
Algumas mudanças anunciadas ainda não começaram a valer. A exigência de exame toxicológico para quem vai tirar a primeira habilitação para carros e motos, por exemplo, só será cobrada após regulamentação do Contran. O mesmo ocorre com a possibilidade de usar carro próprio e com a atuação de instrutores autônomos.
Entre as novidades previstas na legislação federal está o curso teórico gratuito e digital, que poderá ser iniciado pelo aplicativo Gov.br, além da flexibilização das aulas práticas. Enquanto isso, quem busca a habilitação precisa ficar atento, pois as aulas para tirar CNH já não seguem exatamente o mesmo modelo de antes.

