26.8 C
Canoas
08 de janeiro de 2026

Mesmo dia começando ensolarado, Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo no RS para esta quarta (7)

Um alerta do Inmet no RS foi emitido e pode mudar o dia de milhares de gaúchos. Tempestades, vento forte e granizo estão no radar.

Mesmo com o dia começando com tempo firme e sol em várias cidades, moradores do Rio Grande do Sul devem ficar atentos às mudanças bruscas nas condições climáticas ao longo desta quarta-feira (7). Situações assim costumam pegar a população de surpresa, principalmente durante o verão.

Nas últimas semanas, episódios de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo já causaram transtornos em diferentes regiões do Estado, como alagamentos pontuais, danos em lavouras e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

LEIA TAMBÉM:

Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para o Rio Grande do Sul, válido das 0h01 até as 23h59 desta quarta-feira (7).

Segundo o aviso, o alerta do Inmet no RS prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e risco de queda de granizo. Apesar de o risco ser classificado como potencial, não estão descartados alagamentos, queda de galhos de árvores, estragos em plantações e interrupções pontuais de energia elétrica.

As áreas que podem ser afetadas incluem: Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental, Noroeste, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste e Centro Oriental do Estado, abrangendo uma grande parte do território gaúcho.

Veja orientações do Inmet à população para este alerta no RS

Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas
  • Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades

Para mais informações ou em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O Inmet reforça que os alertas podem ser atualizados a qualquer momento, conforme a evolução das condições meteorológicas. Por isso, a recomendação é acompanhar os comunicados oficiais e redobrar a atenção ao longo do dia.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS