A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Stagnum. A ofensiva tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa que praticou roubos ao longo de 2025 na Região Metropolitana.
Conforme a polícia, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em Canoas, Alvorada, Gravataí, São Leopoldo e Balneário Pinhal, no Litoral Norte. Cerca de 80 policiais participam da operação.
LEIA TAMBÉM:
- Guarda Municipal de Canoas registra 174 prisões e realiza 456 operações em 2025
- Após denúncia, Polícia Civil e Secretaria do Meio Ambiente resgatam 25 animais silvestres em Canoas
- Homem é encontrado morto a tiros com mãos e pés amarrados no RS
Durante as ações, segundo a polícia, os policiais apreenderam quatro armas de fogo, diversas latas de tintas e até carnes roubadas. Além disso, um homem acabou preso pelo crime de receptação.
Investigação da Operação Stagnum
O grupo começou a ser investigado após um assalto cometido em Canoas. Eles teriam subtraídos, quatro caminhões carregados com latas de tinta, de uma empresa de logística de Canoas.
De acordo com o delegado André Serrão, titular da DRFC/Deic, o modus operandi da organização criminosa chamou a atenção.
“Foi uma ação coordenada, envolvendo aproximadamente dez indivíduos encapuzados e armados, que renderam e amarraram os funcionários. Os criminosos demonstraram possuir informações privilegiadas sobre o funcionamento da empresa. As imagens da ação revelaram o uso de diversas empilhadeiras, indicando profissionais experientes e uma clara divisão de tarefas”, explica Serrão.
Dias após o roubo, conforme Serrão, parte da carga foi localizada em um galpão abandonado em Canoas.
“Um dos caminhões chegou a retornar vazio à empresa, possivelmente com a intenção de realizar um novo carregamento, mas acabou sendo abandonado. Os outros três veículos foram recuperados. No decorrer das investigações, foram identificados dois suspeitos comercializando tintas da mesma marca e especificações das roubadas em plataformas on-line, a preços muito abaixo do valor de mercado. Ambos retiraram os anúncios após o início das diligências policiais”, pontua.

