A frota de coleta de resíduos sólidos de Canoas recebeu um importante reforço nesta sexta-feira (9). Foram entregues 12 caminhões zero quilômetro, que passam a integrar o serviço de limpeza urbana do município. O ato ocorreu às 13h45, na Avenida Victor Barreto, 3380, no Centro.
Os veículos contam com sistema de compactação de última geração, com capacidade mínima de 15 metros cúbicos de resíduos compactados, o que deve tornar o recolhimento mais ágil, eficiente e produtivo nos bairros da cidade.
Os caminhões serão operados pela empresa Mecanicapina, responsável pela coleta no município. A ampliação da frota fortalece a operação diária, melhora a performance das equipes e qualifica o atendimento prestado à população.
LEIA TAMBÉM:
- Rua de Canoas passará a ter sentido único
- Reajuste para aposentados 2026 acima do mínimo é confirmado e muda valores do INSS
- Motociclista morre após colidir contra mureta na BR-448 em Canoas
Sobre a coleta de resíduos sólidos de Canoas: “Foi tudo pensado para atender melhor a comunidade”
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, Sérgio Giugno, destacou que a aquisição dos caminhões foi planejada desde a fase de especificação técnica.
“Esses equipamentos que estão aqui, eles foram especificados para dar maior rendimento, maior produtividade na coleta de resíduos. Em última análise, tudo isso foi feito para atender melhor a comunidade dos canoenses.”
Segundo o secretário, o sistema de compactação é um diferencial importante é que os novos veículos possuem um compactador de última geração “o que vai possibilitar recolher mais lixo em menos tempo e dessa forma beneficiar cada vez mais a população canoense.”
Câmara destaca parceria e resposta rápida à comunidade
Representando a presidência da Câmara Municipal, o vereador Eric Douglas, primeiro secretário da Mesa Diretora, ressaltou a importância da parceria entre Legislativo, Executivo e empresa prestadora do serviço.
“Além de a gente ter um feedback direto com a secretaria, prefeito e vocês, todas as ações que acontecem, que dão qualquer tipo de problema na cidade, além de nós fazermos a cobrança, a gente também entra em contato com vocês.”
Airton Souza destaca momento histórico de Canoas e pede conscientização da população
O prefeito Airton Souza classificou a entrega como um marco para a cidade e agradeceu a parceria da empresa responsável pela coleta. Segundo o prefeito, mesmo diante das dificuldades, o serviço nunca foi interrompido. “Nem um dia parou o serviço aqui por atrasos nos pagamentos. Isso mostra a importância dessas parcerias com o município.”
Ailton Souza também valorizou o trabalho dos garis para a cidade. “É importante o trabalho de vocês. Transmitam a eles todo o nosso reconhecimento e a nossa gratidão pelo trabalho que desempenham.”
“São 12 caminhões novinhos. É um momento histórico e vai ajudar, sim, a manter nossa cidade em dia e em ordem”, concluiu o prefeito.
Descarte irregular gera custo milionário ao município
Durante o discurso, o prefeito fez um apelo à população para colaborar com a limpeza urbana.
“Não é possível a gente limpar de manhã e à tarde as pessoas estarem colocando lixo no mesmo lugar, descartando de forma irregular.”
De acordo com ele, o custo desse tipo de manuntenção ultrapassa o valor de R$1 milhão ao mês. “Gastamos quase 1 milhão e meio por mês, para recolher lixo descartado de forma irregular.”
Entregas e reconstrução marcam início do segundo ano de governo
Ailton Souza também citou outras ações em andamento no município, especialmente obras de reconstrução e prevenção de enchentes na cidade.

