A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta terça-feira (6) a suspensão imediata da fabricação, comercialização, divulgação e consumo de diversos produtos alimentícios feitos com cogumelos, incluindo cordyceps, em todo o Brasil. A medida também exige o recolhimento de todos os lotes já distribuídos no mercado.
LEIA TAMBÉM:
- Bebidas quentes causam câncer? Veja o que diz especialista em saúde intestinal
- Cientista cria vacina “feita” de cerveja contra vírus poderosos
- Você limpa o umbigo? Especialistas alertam para os riscos de não realizar a higiene
O que motivou a ação da Anvisa
A decisão da Anvisa foi tomada após fiscalizações identificarem irregularidades nos alimentos produzidos pela empresa Coguvita II Alimentos Ltda. A resolução publicada pelo órgão inclui produtos vendidos sob as marcas Smush, Smushnuts, Smushn Go e Smushnola, todos fabricados com ingredientes como Lion’s Mane e Cordyceps, que não passaram por avaliação de segurança para uso em alimentos.
Esses cogumelos ainda não tiveram sua segurança aprovada, o que significa que seu consumo pode representar riscos à saúde. Por isso, a Anvisa proibiu qualquer atividade relacionada à circulação desses produtos.
Principais itens afetados pela suspensão
Entre os alimentos que foram suspensos pela Anvisa estão:
- Pasta de cacau e avelã com cogumelos
- Pasta de amendoim com cogumelos
- Barra de frutas com cogumelos
- Granola e mix de castanhas com cogumelos
- Cápsulas de café com cogumelos
Todos esses produtos, de diferentes marcas e lotes, tiveram a produção e venda proibidas em território nacional.
Alegações de benefícios à saúde não comprovadas
Além dos problemas com os ingredientes, a Anvisa também criticou a forma como os produtos eram divulgados. As embalagens e campanhas promocionais alegavam benefícios à saúde — como melhora da memória, foco, imunidade e saúde mental — sem comprovação científica ou aprovação do órgão regulador.
Segundo a agência, apenas produtos com avaliações e registros sanitários podem apresentar alegações de propriedades funcionais ou de saúde.

