A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição e uso de diversas fórmulas infantis da Nestlé Brasil, incluindo Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.
Segundo a Anvisa, a medida foi adotada após a identificação do risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, capaz de causar vômitos persistentes, diarreia e letargia em crianças, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e dificuldade em reagir ou expressar emoções.
LEIA TAMBÉM:
- Molho de tomate é recolhido pela Anvisa após pedaços de vidro serem detectados
- “Brasil empurrou a gente para fora”, diz CEO de tradicional gigante de roupas após empresa deixar o país
- Fim da reprovação por qualquer erro? Prova prática da CNH ganha novo sistema de pontos
Até o dia 7 de janeiro, nenhum caso relacionado aos produtos havia sido registrado. O recolhimento dos lotes afetados já começou.
A Nestlé Brasil orienta os consumidores a verificar os lotes no site oficial (www.nestle.com.br) e, caso possuam algum produto afetado, suspender o uso imediatamente e solicitar devolução e reembolso pelo e-mail falecom@nestle.com.br ou pelo telefone 0800 761 2500.
Em caso de sintomas em crianças após o consumo do produto, como vômitos, diarreia ou letargia, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente. Sempre leve informações sobre o produto consumido, de preferência com a embalagem ou amostra.

