22.9 C
Canoas
11 de janeiro de 2026

Ciclone pode provocar temporais e chuva intensa no RS

Ciclone extratopical provoca alerta de tempestade, vendaval e chuva forte no RS durante o fim de semana.

O Rio Grande do Sul entra em um fim de semana de atenção redobrada para as condições do tempo. A atuação de sistemas meteorológicos típicos desta época do ano aumenta o risco de temporais em diversas regiões do Estado.

Além disso, a combinação entre calor, umidade e instabilidade atmosférica cria um cenário propício para chuva forte, rajadas de vento e variações bruscas de temperatura, exigindo cuidado da população.

A principal causa desse cenário é a formação de um ciclone extratopical próximo ao Rio Grande do Sul, que deve impulsionar tempestades e vendavais ao longo do sábado (10) e do domingo (11). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuva intensa e ventos fortes em praticamente todo o território gaúcho.

LEIA TAMBÉM

Ciclone extratopical provoca temporais no sábado

De acordo com a Climatempo, o ciclone extratopical já estará formado no sábado. Desde o início do dia, pancadas de chuva atingem o Oeste e o Sul do Estado. Com o passar das horas, as áreas de instabilidade avançam e se espalham por todas as regiões, com maior intensidade no Norte.

Mesmo nos períodos sem chuva, o sistema mantém ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 70 km/h. Conforme a Defesa Civil, os acumulados de chuva variam entre 15 e 60 milímetros ao longo do dia, podendo alcançar até 80 milímetros em pontos isolados. Além disso, volumes elevados podem ser registrados em um curto espaço de tempo.

Apesar da instabilidade, as temperaturas seguem altas. A sensação será de calor e abafamento, com marcas que podem ultrapassar os 30°C em algumas regiões.

Domingo ainda terá chuva e vento no Estado

No domingo (11), o ciclone extratopical dá origem a uma frente fria que mantém a instabilidade sobre o Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva continuam em grande parte do Estado, embora com tendência de diminuição da precipitação.

As tempestades se concentram principalmente no Norte, no Litoral Norte e Médio, na Região Metropolitana, na Costa Doce e nos Vales. Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma mais fraca e irregular.

Ainda segundo a Climatempo, os ventos seguem associados ao ciclone extratopical, com rajadas entre 50 e 70 km/h, especialmente sobre a Metade Sul. Há alerta de perigo para ventos costeiros nas regiões Sudeste e Metropolitana até o fim do dia. Outro aviso indica risco de vendaval em áreas do Sul, Centro, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte.

As temperaturas começam a cair pela manhã, sobretudo no Sul e na Serra, trazendo alívio em relação ao calor dos dias anteriores.

Tempo melhora no início da próxima semana

A partir de segunda-feira (12), a tendência é de retorno do tempo mais estável com o afastamento do ciclone extratopical. Mesmo assim, ainda pode haver chuva isolada na Serra e no Litoral.

Previsão do tempo por região no sábado (10)

Na Região Metropolitana, o sol aparece entre muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Na Serra, o sábado terá sol entre nuvens e chuva ao longo do dia e da noite. Em Caxias do Sul, os termômetros ficam entre 20°C e 24°C.

Na Campanha, o dia será de sol com algumas nuvens e chuva. Em Bagé, as marcas variam entre 17°C e 24°C.

Na Fronteira Oeste, a chuva ocorre durante a tarde, enquanto a noite deve ser de tempo seco. Em Uruguaiana, a mínima é de 21°C e a máxima, de 26°C.

No Sul, o céu fica nublado com chuva pela manhã, e há risco de temporal à tarde e à noite. Em Pelotas, as temperaturas vão de 21°C a 28°C.

No Litoral Norte, o céu permanece nublado, com chuva à tarde e à noite. Em Capão da Canoa, os termômetros variam entre 22°C e 29°C.

Na Região Central, o sol aparece entre nuvens, com chuva ao longo do dia. Em Santa Maria, mínima de 22°C e máxima de 26°C.

No Norte, o sábado começa com pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde, com temporal à noite. Em Passo Fundo, a mínima é de 20°C e a máxima, de 24°C.

No Noroeste, o tempo fica nublado com chuva forte durante o dia. Em Santa Rosa, as temperaturas variam entre 21°C e 23°C.

Previsão do tempo por região no domingo (11)

Na Região Metropolitana, o domingo terá pancadas de chuva. Em Porto Alegre, a mínima será de 22°C e a máxima, de 28°C.

Na Serra, o dia será nublado com chuva persistente. Em Caxias do Sul, os termômetros variam entre 17°C e 24°C.

Na Campanha, o tempo permanece chuvoso durante todo o dia. Em Bagé, as marcas vão de 16°C a 24°C.

Na Fronteira Oeste, o sol predomina ao longo do dia. Em Uruguaiana, a mínima é de 17°C e a máxima, de 29°C.

No Sul, o domingo será chuvoso. Em Pelotas, as temperaturas variam entre 17°C e 26°C.

No Litoral Norte, há previsão de chuva forte pela manhã e à tarde. Em Capão da Canoa, a mínima será de 21°C e a máxima, de 27°C.

Na Região Central, o sol aparece entre algumas nuvens. Em Santa Maria, mínima de 17°C e máxima de 25°C.

No Norte, o domingo terá sol, nuvens e chuva passageira. Em Passo Fundo, os termômetros ficam entre 17°C e 22°C.

No Noroeste, o dia será de sol entre nuvens. Em Santa Rosa, a mínima será de 18°C e a máxima, de 26°C.

Rafael Cardoso
Rafael Cardoso
Redator, escreve diariamente sobre cotidiano, bem-estar, comportamento, saúde e benefícios.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS