24.9 C
Canoas
11 de janeiro de 2026

Criminosos aplicam golpe do IPVA no RS; Veja como se proteger

Motoristas do Rio Grande do Sul estão sendo alvo de uma nova modalidade de fraude relacionada ao pagamento do IPVA 2026. Criminosos têm usado páginas falsas na internet para induzir contribuintes a realizarem pagamentos para contas que não pertencem ao governo do estado.

O golpe do IPVA no RS levou o governo do Estado a emitir um alerta na última sexta-feira (9). Segundo o comunicado oficial, os criminosos utilizam links falsos, guias adulteradas e códigos Pix manipulados, que direcionam o valor do imposto para contas de pessoas físicas ou empresas sem qualquer vínculo com o governo.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o governo, diferentes órgãos já atuam de forma conjunta para retirar esses sites irregulares do ar.

Como o golpe do IPVA funciona

As páginas fraudulentas simulam ambientes oficiais e oferecem a geração de guias e QR Codes para pagamento do IPVA. No entanto, quando o contribuinte realiza a operação, o dinheiro é enviado para contas controladas pelos golpistas, e não para o Estado.

Por isso, o cuidado com o endereço eletrônico e com os dados do destinatário é essencial antes de concluir qualquer pagamento.

Como pagar o IPVA com segurança

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul orienta que os contribuintes utilizem apenas os canais oficiais para consultar valores e gerar o QR Code de pagamento. As plataformas recomendadas são o aplicativo IPVA RS, o site ipva.rs.gov.br e o portal do Detran-RS, no endereço detran.rs.gov.br.

Outro ponto importante é verificar o domínio do site. Todas as páginas oficiais do governo estadual utilizam o padrão rs.gov.br. Qualquer endereço diferente disso deve ser considerado suspeito.

Além disso, a Sefaz reforça que o governo não envia links, boletos ou cobranças do IPVA por mensagens ou e-mails.

Dados que devem aparecer no pagamento
Antes de confirmar o Pix ou outro meio de pagamento, o contribuinte deve conferir os dados do destinatário. As informações corretas são:

Nome: IPVA Sefaz/RS
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Banco do Estado do RS S.A.
Endereço: Av. Mauá, 1155, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP 90030-080

Se algum desses dados estiver diferente, a orientação é não concluir o pagamento.

O que fazer se cair no golpe

Quem for vítima do golpe deve registrar ocorrência em uma delegacia ou pelo site da Delegacia Online. Dessa forma, a Polícia Civil poderá adotar as medidas cabíveis para investigar o caso e tentar responsabilizar os envolvidos.

Rafael Cardoso
Rafael Cardoso
Redator, escreve diariamente sobre cotidiano, bem-estar, comportamento, saúde e benefícios.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS