O novo valor do piso previdenciário do INSS começa a ser pago a partir do dia 26 de janeiro de 2026, conforme o calendário oficial do Instituto Nacional do Seguro Social. Neste ano, o valor mínimo dos benefícios previdenciários foi reajustado para R$ 1.621, acompanhando o aumento de 6,79% do salário mínimo, que passou a vigorar em 1º de janeiro.
Reajuste beneficia milhões de segurados
De acordo com o Ministério da Previdência Social, cerca de 22 milhões de benefícios — o equivalente a seis em cada dez pagamentos do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) — são vinculados ao piso previdenciário. O impacto financeiro do reajuste para os cofres públicos deve chegar a aproximadamente R$ 30,7 bilhões em 2026.
Esse cálculo, no entanto, não inclui benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
LEIA MAIS:
- Prazo para pagar IPTU com até 15% de desconto em Canoas acaba nesta segunda
- Saiba como realizar o alistamento militar em 2026
- Cidade do RS vai cobrar imposto do Airbnb; Entenda
Benefícios acima do piso seguem outra regra
As aposentadorias e pensões com valor acima do piso não sofrem reajuste pelo salário mínimo. Esses benefícios são corrigidos com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O índice referente a dezembro será divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira, dia 5.
Calendário de pagamentos do INSS
Os pagamentos com o novo valor começam no dia 26 de janeiro e seguem até 6 de fevereiro. As datas são definidas conforme o último número antes do dígito verificador no cartão de benefício do segurado.
Como consultar o valor do benefício
Os segurados podem consultar os valores atualizados e as datas de pagamento pelos seguintes canais oficiais:
- Aplicativo ou site Meu INSS
- Central telefônica 135

